Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Cursos

Você está em: Página Inicial > Conservatório > Cursos

Cursos

O Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí oferece cursos de instrumento e canto, visando formar músicos que tenham proficiência no instrumento, domínio de diversos estilos e equilíbrio entre conhecimento prático e teórico, permitindo-lhes atuar profissionalmente no mercado de trabalho na área da música.
Os cursos têm duração de 03 (três) anos – seis semestres e as admissões de alunos ocorrem anualmente após aprovação em Processo Seletivo, ou no segundo semestre de cada ano em eventuais editais de vagas remanescentes, com duração de três anos e meio.

A Ementa dos Cursos oferecidos é composta pelas seguintes disciplinas: Teoria Musical (obrigatório); Harmonia da Música Popular (obrigatório); Arranjo (obrigatório); Percepção (obrigatório); Rítmica (obrigatório); Prática Instrumental (obrigatório); História da Música Popular (obrigatório); Apreciação Musical (obrigatório); Tecnologia em Música (obrigatório); Canto Coral (obrigatório) e Instrumento (Piano, Violão, Guitarra, Contrabaixo, Bateria, Canto, Percussão, Flauta, Trombone, Trompete e Saxofone) (obrigatório).

Inscrição e efetivação
 Para a inscrição o candidato, com idade mínima de 15 anos, ou representante deverá comparecer ao Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí, localizado na rua: Cecília Brandão, nº 155, Fazenda – munido dos seguintes dados referentes ao candidato: documento de identificação conforme item 3.4 (original e 01 cópia), CPF (original e 01 cópia) e Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental/Médio/Superior ou Histórico Escolar referente ao curso concluído (original e 01 cópia), se estrangeiro, trazer cópia e original do documento de identidade de estrangeiro, devidamente atualizado e preencher a Ficha de Inscrição cedida pela Instituição.

Critérios Específicos
Será aceita somente 01 (uma) inscrição por aluno.
Não serão aceitas inscrições de candidatos que já são alunos do Conservatório, visto já serem bolsistas do Município.
Não serão aceitas inscrições de candidatos menores de 15 anos (quinze anos).
Não serão aceitas inscrições de ex-alunos do Conservatório que anularam sua matrícula por falta ou desistência sem aviso prévio.

É de responsabilidade do candidato providenciar tanto o instrumento (exceto piano e bateria) quanto o acompanhador (no caso do Canto), ou acompanhar a si mesmo, se for o caso.
Terão prioridade à vaga os candidatos que obtiverem a melhor nota na classificação geral por turno. O turno é escolhido pelo candidato na hora da inscrição.
A nota do candidato será calculada com base na seguinte equação:
1) Nota Teórica: Avaliação teórica, prova escrita com pontuação de 0 a 10,0 nota mínima exigida 5,0. Caso o candidato não atinja a nota mínima será automaticamente eliminado;
2) Nota Prática: Avaliação prática com pontuação de 0 a 10,0 e entrevista com o candidato;
      Pesos:
      Nota teórica x 0.5
      Nota Prática x 0.5
A soma destas duas notas será a média final do candidato.

Não será permitida troca de turno posteriormente. Casos excepcionais serão analisados pela Direção do CMPI.

VAGAS
São oferecidas inicialmente (nove vagas) para cada um dos cursos, dividido em três vagas por turno
Em caso de ampliação das vagas serão chamados os candidatos obedecendo à ordem da classificação geral para cada curso e turno.

O Processo Seletivo constitui-se de duas Provas.

Primeira Fase
I – Na Prova de Estruturação Musical o candidato será avaliado quanto a conhecimentos sobre conceitos básicos da música e à aplicação desses conceitos. A prova de Estruturação Musical abrange os seguintes conteúdos: Leitura nas claves de sol e fá; Valores rítmicos (figuras e pausas); Regras de notação gráfica musical; Compassos simples e compostos; Unidades de tempo e de compasso; Escalas: maior, menor natural, menor harmônica e menor melódica; Círculo de quintas; Escalas relativas; Intervalos; Inversão de intervalos; Tríades; Sinais de andamento, dinâmica e expressão; Sinais de repetição

Segunda Fase
II –
Uma prova Prática de Habilitação Específica, que deverá ser executada no Instrumento ou Voz, conforme inscrição, na qual será avaliado o desempenho técnico-interpretativo do candidato, devendo este apresentar uma peça de livre escolha e outra sugerida pela Banca Examinadora. 
III – Execução de um solfejo ou leitura rítmica. 
- Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que:
- Deixar de realizar qualquer uma das provas;
- Não atingir nota mínima igual a 5,0 na prova teórica
- Não comparecer ao horário marcado para realização da Prova Prática;
- Não apresentar documento de identificação no dia das Provas
- Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que obtiver média inferior a 5,0

Prova de Estruturação Musical (teórica) Na Prova de Estruturação Musical o candidato será avaliado quanto a conhecimentos sobre conceitos básicos da música e à aplicação desses conceitos. A prova de Estruturação Musical abrange os seguintes conteúdos: leitura nas claves de sol e fá; valores rítmicos (figuras e pausas); regras de notação e gráfica musical; compassos simples e compostos; unidades de tempo e de compasso; escalas: maior, menor natural, menor harmônica e menor melódica; círculo de quintas; escalas relativas; intervalos; inversão de intervalos; tríades; sinais de andamento, dinâmica e expressão; sinais de repetição.

Prova de Habilitação Específica (prática) As peças deverão ser executadas no instrumento musical, conforme inscrição.
Cada candidato deverá executar dois (2) temas: um de livre escolha e outro fornecido pela Banca Examinadora.
Leituras à primeira vista: Uma leitura entoada (solfejo)
O candidato deverá escolher um dos solfejos apresentados pela banca examinadora. Após examinar a partitura do solfejo escolhido, em silêncio, durante até um minuto, o candidato deverá executá-la. O solfejo será avaliado a partir dos seguintes critérios:
I) Melodia: correto solfejo da melodia, mantendo a afinação e centro tonal estável, preferencialmente com a utilização do nome correto das notas (dó, ré, mi, fá....)
II) Ritmo: correta realização dos ritmos, mantendo pulso básico e fluência, preferencialmente marcando o compasso correspondente.
No caso dos candidatos ao curso de Canto será de sua responsabilidade providenciar, tanto o instrumento quanto o acompanhador para a prova ou acompanhar a si mesmo. Os candidatos ao curso de canto deverão executar obrigatoriamente uma das cinco peças que serão disponibilizadas nos editais do Processo Seletivo que ocorrem todo ano na primeira quinzena de outubro.

 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2017- Município de Itajaí