Programas e Projetos

Orquestra Municipal

Com a finalidade pedagógica de formação profissional, difundir a cultura da arte musical dentro do Estado de Santa Catarina foi criada a Orquestra do Conservatório de Música de Itajaí (OCMPI). Realizando apresentações e participando de eventos culturais promovidos pelo próprio Conservatório de Música Popular (CMP) ou por outros programas da Fundação Cultural de Itajaí (FCI), a OCMPI tem por objetivo a excelência da execução musical em concertos públicos.

A Orquestra caracteriza-se pelo ineditismo de sua formação e concepção musical no atual cenário musical catarinense. Desde sua criação a OCMPI combina a atuação de estudantes de alto desempenho do conservatório e universidades catarinenses, com músicos profissionais da comunidade e vêm desenvolvendo um repertório direcionado a arranjos e composições do melhor da música popular brasileira e mundial.

São 21 músicos fixos que se distribuem entre naipes de madeiras, metais, percussão, bateria, guitarras, violinos, flautas, piano, baixo elétrico e violão. A orquestra visa revelar novos talentos catarinenses: instrumentistas, cantores, compositores e arranjadores, possibilitando que alunos do conservatório e músicos da comunidade possam vivenciar a música através da experiência única de uma orquestra com esta concepção.