22 de junho de 2015

Esta semana tem Folia das Falas em Itajaí

Espetáculos teatrais e oficinas inteiramente gratuitas para todo o público

Esta semana tem Folia das Falas em Itajaí

Começa hoje e segue até sexta-feira (22 a 26) o "Folia das Falas" que traz para Itajaí espetáculos teatrais, oficinas especializadas, leituras, debates e shows. A programação gratuita ocorre na Casa da Cultura Dide Brandão, Sesc Escola e Teatro Municipal. Nesta segunda-feira (22), às 10h e às 15h, o encontro vai ser no SESC Escola com o espetáculo infantil “Sobre a Chuvinha” que apresenta alguns poemas de Cecília Meirelles, Clarisse Lispector e Mário Quintana.

Na terça e quarta-feira ( 23 e 24), às 20h30, as peças teatrais “Evocações”, e “Sobre Anjos & Grilos” estarão em cartaz no Teatro Municipal de Itajaí. Tendo como base a obra "Evocações", de Cruz e Sousa, o espetáculo é uma criação conjunta da Périplo Cia Teatral e da atriz Luiza Lorenz, com direção de Andrea Ojeda. Pontuado com trechos da biografia do poeta, três textos em prosa são encenados, utilizando diversos recursos cenográficos e de atuação que valorizam e dão ao texto um outro patamar de leitura, valorizando e redescobrindo a obra através da atuação e da encenação. “Sobre Anjos & Grilos" é um espetáculo híbrido no qual a atriz Deborah Finocchiaro, numa junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música, conta, interpreta e canta textos e poemas de Mário Quintana.

Também na quarta-feira (24), às 9h30 e 15h30, a Casa da Cultura Dide Brandão recebe o espetáculo “Pô! Ema” - uma Ema se alimenta de poemas fresquinhos feitos por crianças. A experiência é realizada com a participação ativa das crianças em relação com a performer e audiovisual.

Na quinta-feira (25), às 09h30, 15h30 e 20h, a Casa da Cultura Dide Brandão recebe o espetáculo “Pessoas” de narração Oral Cênica que reúne literatura e narração de histórias. E na sexta-feira (26), às 20h, a peça “Toma lá dá cá um verso” - uma apresentação poética musical que traz composições de três artistas catarinenses que exploram a poesia e a expressividade sonora e corporal.

Na quinta e sexta-feira (25 e 26) o Folia das Falas realiza oficina Guia de Leitura Poética, ministrada por Gelson Bini, com o intuito de despertar novos olhares sobre o ato de ler poesia e aguçar o olhar poético de crianças jovens e adultos. A oficina será ministrada em escolas da rede pública e na Biblioteca Municipal, também com entrada franca. A carga horária é de 6 horas, divididas nos períodos matutino, vespertino e noturno.

 

Programação:

 

Sobre a Chuvinha

Data: 22 de junho

Horário: 10 h e 15 h

Local: SESC Escola

Ingresso: Gratuito

 

Evocações

Data: 23 de junho

Horário: 20h30

Local: Teatro Municipal de Itajaí

Ingresso: Gratuito

 

Sobre anjos & Grilos

Data: 24 de Junho

Horário: 20h30

Ingresso: Gratuito

Duração: 78 m

 

Pô!Ema

Data: 24 de junho

Horário: 09h30 e 15h30

Local:Casa da Cultura Dide Brandão

Ingresso: Gratuito

Duração 35 min

 

Pessoas

Data: 25 de junho

Horários: 09h30, 15h30 e 20h

Local: Casa da Cultura Dide Brandão

Ingresso: Gratuito

 

Toma lá dá cá um verso

Data: 26 de junho

Horários: 20h

Local: Casa da Cultura Dide Brandão

Ingresso: Gratuito

 

Guia de Leitura Poética

Datas: 25 e 26 de junho

Horários: manhã / tarde / noite

Locais: Escolas da Rede Pública de Ensino e Biblioteca Pública Municipal

Aguarde