09 de agosto de 2016

Festival cultiva tradição japonesa em Itajaí

17ª Festa do Sukiyaki será no dia 20 de agosto

Festival cultiva tradição japonesa em Itajaí

Há 17 anos, os descendentes de imigrantes japoneses que vivem em Itajaí tentam preservar a tradição de seus antepassados por meio de um festival que une gastronomia, música, dança e cultura. A Festa do Sukiyaki será no dia 20 de agosto, às 19h, na Sede Social do Clube Náutico Almirante Barroso.

O Sukiyaki é um cozido tipicamente japonês que leva carnes fatiadas bem finas, verduras como acelga, couve-flor, brócolis e cenoura; folhas de sabor marcante como agrião e rúcula; alho poró, tofu e molho de soja. Além de boa gastronomia, o festival também terá apresentação dos grupos de “Taiko” Wakaba Taiko e Ryukyu Koku, ambos de Curitiba. O Taiko tem uma origem mitológica no folclore japonês e engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. As apresentações de taiko consistem de muitos componentes, como ritmo técnico, forma, aderência da baqueta, roupas e instrumentação. Além dos tambores, muitos grupos usam as vozes e instrumentos de corda ou de sopro como acompanhamento.

O Brasil e o Japão possuem 47 cidades coirmãs. Dentre elas, estão Itajaí e Sodegaura. Prova desta parceria, é o Torii (portal japonês) construído na Avenida Beira Rio, na década de 80, no local batizado de “Caminhos de Sodegaura”. A imigração japonesa chegou à cidade na década de 70, com cerca de 10 famílias que formaram a Colônia Agrícola Japonesa na comunidade rural de Rio Novo.

Os ingressos para a 17ª Festa do Sukiyaki custam R$ 40,00 com consumação livre. Crianças a partir de 12 anos pagam. Mais informações pelos telefones (47) 9973-8005 e 9118-8005.

Aguarde