10 de outubro de 2016

Jam Session no Mercado Público recebe Rafael Calegari

Evento ocorre na quinta-feira a partir das 20h com entrada gratuita

Jam Session no Mercado Público recebe Rafael Calegari

O terceiro evento do projeto Jam Session no Mercado Público de Itajaí está marcado para a próxima quinta-feira (13), com a presença do instrumentista e compositor Rafael Calegari. O músico faz o show principal da jam acompanhado pela banda base. Após a apresentação, o palco fica aberto para canjas de músicos e estudantes de música da região. A entrada é gratuita.

Compositor, contrabaixista e arranjador, Rafael Calegari é graduado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Já acompanhou artistas consagrados da música brasileira, como: Luiz Melodia, Elza Soares, Sandra de Sá, Paula Lima, Luciana Melo, Max de Castro, Jorge Vercilo. Também dividiu o palco com os instrumentistas Vinícius Dorin, Alegre Corrêa, Gabriel Grossi, Carlinhos Antunes, Robertinho Silva, Alessandro Kramer, entre outros.

Para a jam session no Mercado Público, o músico traz um repertório de canções autorais e standards de jazz e música brasileira. Quem acompanha Calegari são os instrumentistas: Anderson Gandin (piano), Felipe José Dias (baixo), Micael Graciki (guitarra) e Rafael Vieira (bateria).

Contribuição cultural

Com o objetivo de contribuir para a formação cultural da cidade surgiu, em 2016, o Projeto Jam Session no Mercado. Os eventos são realizados para fortificar um ponto importante da cidade, o Mercado Público de Itajaí, além de difundir a música brasileira e o jazz para novos músicos da comunidade. O projeto tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí, Unimed, Univali e os restaurantes Mercado Velho, Empório Gourmet e Café Democrático.

Ao todo, serão realizadas cinco jam sessions em meses diferentes dos que ocorrem os grandes eventos musicais do município, como Festival de Música de Itajaí, Seminários de Violão e Itajazz. As duas primeiras jam session do ano tiveram como convidados a cantora e compositora Ana Paula da Silva e o instrumentista, compositor e produtos Alegre Corrêa. Os próximos eventos irão receber os músicos Rafael Calegari, Eliéser de Jesus e Bruno Moritz.

Sobre Rafael Calegari
Compositor, contrabaixista e arranjador, Rafael Calegari é graduado em Música pela UDESC e já acompanhou artistas consagrados da música brasileira. Ao longo de sua carreira, participou de diversos festivais de jazz, tais como "Joinville Jazz Festival", "Festival de Música Popular de Itajaí", “Festival de Música de Curitiba”, Canoas Jazz Festival”, “Jurerê Jazz Festival”, “Cascavel Jazz Festival”, “Jazz en Lima” (Peru) e “Chicago Human Rhythm Project” (EUA).

Ainda tem no currículo mais de 70 gravações em discos, atuando como instrumentista, arranjador e produtor musical, com destaque para: Quarteto Rio Vermelho, Luiz Zago, Musadiversa, Trama Trio, Alegre Corrêa Quinteto, Guinha Ramires Quinteto, DVD – Luiz Meira, Tatiana Cobbet e Marcoliva.

Rafael Calegari recebeu ainda o reconhecimento como compositor em diversas premiações. Entre elas, com as músicas “Terra Nova” no Femucic, e “Vida Simples” Femic. Além disso, o músico já se apresentou concertos nos Estados Unidos, nas cidades de Atlanta e Tuscaloosa. Atualmente, integra os grupos “Trama Trio”, “Rivo Trio Samba Jazz”, "Alujazz" e “Brass Groove Brasil”.

Sobre a banda base

Anderson Gustavo Gandin – piano
Natural de Nova Trento, morando atualmente em Itajaí, Anderson Gustavo Gandin iniciou sua carreira profissional aos 16 anos. Ao lado da banda Terravista, recebeu por dois anos consecutivos o prêmio de melhor interpretação no Festival Cultural Univali e o segundo lugar no Festival da Canção de Balneário Camboriú. É pianista, tecladista, professor e compositor com título de bacharel em piano pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e formado em piano pelo Conservatório de Música de Itajaí. Já fez oficinas com os mestres Fábio Torres, André Marques, Turi Collura, André Mehmari, Rick Pantoja e Vinícius Dorin. Como professor, atua desde 2010, ministrando aulas de piano, teclado, teoria musical, harmonia e improvisação. Trabalhou na rede pública de ensino e, em 2016, fundou com outros três sócios a Escola de Música Arte Sonora, em Itajaí. Atualmente, faz parte da banda TerrAvista e da Orquestra do Conservatório de Música de Itajaí, entre outros projetos de música brasileira, jazz e latino-americanas.

Felipe José Dias – baixo
Músico e compositor itajaiense, começou com a música aos 8 anos, fazendo aulas de teclado. Por volta dos 12 anos começou a tocar guitarra e, aos 16 anos, a paixão pela música já tinha aflorado ao poder ter contato com bandas mais experientes. Com 17 anos passou a estudar no Conservatório de Música Popular de Itajaí tendo contato com a música instrumental, brasileira e jazz. Fez parte do grupo Banca Jazz com o guitarrista Cristiano Vale e o baterista Jaderson Cardoso e também cantou no Grupo Vocal Areté regido pelo maestro e arranjador Pablo Trindade. Participa do Festival de Música de Itajaí desde o ano de 2010, entre outros eventos da cidade e em Curitiba (PR). Já fez oficinas com André Marques, João Castilho, Marcos Archetti, Pablo Trindade, Toninho Horta, Marco Pereira, Alexandre Stoll, Nivaldo Candido, Guinha Ramires e Leo Garcia, Jacson Araújo e Rafael Vieira. Ainda ministrou a palestra "A música em Itajaí, influências e práticas" com Banca Jazz e Rafaelo de Góes. Recentemente ingressou novamente no Conservatório de Música Popular de Itajaí no curso de contrabaixo, onde tem aprimorado sua técnica, e cursa na Univali o bacharelado em Música.

Micael Graciki – guitarra
Músico neotrentino “criado” em Itajaí, Micael Graciki é guitarrista e professor de música. Membro do duo de guitarra e piano Casa D’Árvore, da banda Terravista e da Orquestra de Música Popular de Itajaí, iniciou seus estudos no violão aos 14 anos, sendo que aos 15 começou sua história nos palcos com bandas de rock, tendo trabalho como músico oficial e freelancer em diversos trabalhos de palco e gravações. Movido pelo interesse na profissionalização, inicia aos 18 anos seus estudos no Conservatório de Música Popular de Itajaí com o guitarrista Cássio Moura, onde descobre o interesse e se apaixona pela música brasileira e o jazz. Desde então, Micael participou de diversos cursos e oficinas com músicos como Wolfagang Mustphiel (Áustria), João Castilho, Marco Perera, Ozeias Rodrigues, Leandro Cabral, Vinicius Dorin, Sandro Haick, Conrado Paulino, Arismar do Espirito Santo, Sandro Albert, Marcello Gonçalvez, entre outros. Possui formação em Artes Visuais pela Uniasselvi e é bacharel em Música pela Univali, onde estudou com o músico Paulo Gekas. Junto à banda Terravista, foi ganhador de duas edições do Concurso de Talentos Musicais Univali (2013 e 2014), e conquistou o 2º Lugar no V Festival da Canção de Balneário Camboriú. É ainda sócio-fundador da Escola de Música Arte Sonora, em Itajaí.

Rafael Vieira – bateria
Aos 10 anos, o músico Rafael Vieira já dava canjas na bateria com seu pai. Aos poucos, passou a desenvolver seus estudos com os mestres André Steuernagel, Adriano Cidral, Rodrigo Paiva e Mario Jr., entre outros importantes nomes. Também participou de oficinas e masterclasses com Zé Eduardo Nazário, Marcio Bahia, Endrigo Bettega e Edu Ribeiro. Aos 15 anos deu o pontapé inicial na carreira como baterista da banda de folk-rock Green Belly Express. Com eles gravou seu primeiro álbum, além de participar dos discos da Circus Musicalis, Dudu Godoi, Vanessa Croge, Thales Godoi, Gandhi Martinez, Fevereiro da Silva, entre outros. O reconhecimento chegou com os convites integrar as apresentações da Camerata Dona Francisca, Joinville Jazz Big Band e do Grupo de Percussão de Itajaí, entre outras iniciativas. Aos 27 anos, Vieira é formado pelo Conservatório de Música Popular de Itajaí e está prestes a concluir o bacharelado em Música pela Univali. Recentemente lançou o segundo álbum de Os Depira e integra a banda TerrAvista.

Aguarde