11 de outubro de 2016

Quarta-feira marca última apresentação do IX Seminário de Violão

Ricardo Pauletti e Marcus Llerena se apresentam no Teatro Municipal

Quarta-feira marca última apresentação do IX Seminário de Violão

O segundo e último dia do IX Seminário de Violão de Itajaí é nesta quarta-feira (12). E para marcar o encerramento, o itajaiense Ricardo Pauletti se apresenta junto ao renomado violonista Marcus Llerena. O concerto acontece às 20h30, no Teatro Municipal, com entrada gratuita.

Ricardo Pauletti é violonista, compositor e arranjador. Estudou violão erudito no Brasil e na Espanha e após receber orientação de Luiz Otávio Braga e Maurício Carrilho, passou a se dedicar ao choro e ao violão de 7 cordas. Em 2011, lançou o CD Variações Brasileiras que mostra a grande diversidade da música instrumental. Em 2014, lançou o CD Choro de Faia inteiramente dedicado ao choro das vertentes mais tradicionais até as mais modernas. Em 2015, lançou o DVD Ricardo Pauletti Trio que mostra diferentes performances ao vivo acompanhado pelos músicos Rafael Petry (acordeon) e Mario Junior (bateria). Tem se apresentado em importantes festivais e salas de concerto em diversas cidades do Brasil, Argentina, França e Chile.

Marcus Llerena conquistou importantes prêmios no Brasil, como Violões de Ouro (1978) e o Concurso Internacional de Porto Alegre (1981). No exterior foi premiado pelo Conservatório de Madrid (1976-77), Sablé sur Sarthe (1983) e Prèsence de la Musique, da Fundação Yehudi Menuhin (1988). Foi citado por Gennady Zalkowitz à Classical Guitar Magazine, "como um dos pilares da música moderna brasileira para violão, tanto por suas gravações como pela inclusão em seus programas de novas e significativas obras de compositores brasileiros, ainda inéditas para o público apreciador no exterior”.

O IX Seminário de Violão de Itajaí é uma realização da Associação de Violão de Itajaí, com o patrocínio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí, por meio do Edital Eventos Culturais Comunitários.

Serviço:

IX Seminário de Violão de Itajaí, concerto de Ricardo Pauletti e Marcus Llerena