22 de agosto de 2017

Casa da Cultura recebe espetáculos gratuitos até sábado

Espetáculos, performances experimentais e cinema integram programação entre os dias 22 e 26

Casa da Cultura recebe espetáculos gratuitos até sábado

Durante cinco dias, a Casa da Cultura Dide Brandão receberá a 2ª Mostra Alerta de Spoiler. Realizada pelo grupo teatral Coletivo Sem Título, por meio do Edital de Eventos Comunitários da Fundação Cultural de Itajaí, o público será surpreendido com performances experimentais e espetáculos gratuitos. A mostra inicia hoje (22) e segue até sábado (26).

Intitulada Alerta de Spoiler, este ano a mostra é influenciada pelo cinema e o diálogo da sétima arte com outras linguagens artísticas. Serão apresentadas duas peças de teatro, mostra de curtas, rodas de conversa e apresentação de experiências performativas dos artistas itajaienses convidados Juan Manuel Domínguez, Sarah Uriarte, Kim Coimbra e Marcelo de Souza.

Alerta de Spoiler é o termo usado para dizer que o texto, ou outra comunicação, contém elementos importantes do enredo de uma obra, geralmente um filme ou série.

“Não queremos estragar a experiência de ninguém ao revelar partes do enredo de filmes, mas propomos com o evento obras de teatro ou performativas que dialoguem ou sejam atravessados pela experiência cinemática”, explica Adriano Magalhães, um dos idealizadores do evento.

Confira a programação completa

Dia 22 (terça-feira)

20h- Peça "Eu, palhaço?"
Sinopse: Em determinado momento do processo de criação de um espetáculo de palhaço percebemos que estávamos cada um pensando um trabalho diferente. O ator tinha, desde a primeira ideia de projeto, vontade de falar sobre a história da palhaçaria. O diretor, apaixonado por cinema de terror, queria experimentar em cena com palhaços assassinos. O dramaturgo fez esquetes de comédia, instruções sobre como ser palhaço. Já a assistente de dramaturgia fez um poema. “Eu, palhaço?” é o resultado dessas várias propostas, ainda que não uma síntese, um lugar onde se pensa a figura do palhaço.

Dia 23 (quarta-feira)
20h - Mostra de curtas de terror, ou quando experimentamos o cinema que mais flerta com o público

Dia 24 (quinta-feira)
20h - "cinema + x = Mostra híbrida", ou quando artistas convidados compõem experiências cinemáticas plurais // Com os artistas Sarah Uriarte e Kim Coimbra, Juan Manuel Domínguez e Marcelo de Souza.

21h - Roda de conversa "Contagioso: sobre o atravessamento de linguagens"
Entre os artistas convidados para a mostra Sarah Uriarte e Kim Coimbra, Juan Manuel Domínguez, Marcelo de Souza e os artistas do Coletivo Sem título.

Dia 26 (sexta-feira)
20h - Peça "Como apavorar monstros" ou quando a cena é sobreposta uma colagem de vídeos
Sinopse: Era só uma noite que iria dormir na casa de um amigo, mas depois que a mãe conta uma história de ninar, monstros começam a espreitar. Primeiro invadem os sonhos, depois invadem as brincadeiras até que os meninos começam a se identificar com esses monstros. A transformação acontece até que os monstros de fora e de dentro não tenham mais diferenças. Como apavorar monstros revisita o mito da inocência infantil para investigar os jogos de poder que dão condições ao processo de monstrificação do outro, o estrangeiro. E se pergunta se é possível curar opressores.

_______________________
Informações adicionais:

Osmar Domingos (Produção)
(47) 98486-3731

Camila Gonçalves (Comunicação)
(47) 9 9654-9105 

Aguarde