04 de setembro de 2017

Mais de 250 pessoas participam das oficinas do Festival de Música de Itajaí

Aulas são realizadas pela manhã e à tarde na Casa da Cultura Dide Brandão

Mais de 250 pessoas participam das oficinas do Festival de Música de Itajaí

Desde sexta-feira à noite a vigésima edição do Festival de Música de Itajaí movimenta a cidade. Quem passa pelo entorno da Casa da Cultura Dide Brandão logo percebe algo diferente no ar: é ali, no coração da arte itajaiense, que são realizadas as oficinas do Festival. São 269 alunos inscritos para aprender com profissionais conceituados na prática musical.

As oficinas sempre foram destaque em todas as edições do Festival e contam com participantes de todo o Sul do país. Rivia Mikaelly, 25 anos, estudante de licenciatura em Música, já participou em três anos anteriores e continua ansiosa com a oportunidade.

“Sempre participo das oficinas do Festival, pois elas possibilitam um intercâmbio maravilhoso com artistas conceituados. Além da técnica, eles são sempre muito gentis e compartilham a trajetória deles. Esse conjunto de informações é muito importante para qualquer pessoa interessada em música”, opina.

São 32 oficinas ministradas por profissionais de referência. As aulas vão desde canto até bateria de escola de samba, uma diversificação que atende alunos dos níveis iniciante ao avançado. Mário Sève, um dos melhores instrumentistas do país, ministra a oficina de prática de choro. O carioca tem obras publicadas sobre a técnica e está pela terceira vez em Itajaí.

“Estou muito contente por estar aqui novamente após 10 anos. Essa experiência é única. Tenho as melhores lembranças de alunos, eventos e toda essa magia envolvente do evento”, comenta Mário.

Quem está entusiasmado com a oportunidade de aprender com o mestre carioca é o calouro Wagner Tom, 22. Pela primeira vez no Festival de Música, ele já separou o bandolim para desenvolver técnicas do choro.

De acordo com o mestre do trompete, Silvéro Pontes, que juntamente com Zé da Velha e Alessandro Kramer realizou o show de abertura dos shows nacionais no Teatro Municipal, essa troca de experiências entre diferentes gerações é o que impulsiona a música brasileira.

“Itajaí está de parabéns com esse movimento de oficinas, poucas cidades do Brasil têm isso. Vocês estão um passo bem grande na frente por promover esse tipo de evento e por ter público. A garotada fica ainda mais incentivada em poder trocar essas informações com músicos de outras gerações”, avalia.

Além das oficinas, o 20º Festival de Música segue até o dia 09 de setembro com uma intensa programação com shows nacionais e regionais em vários pontos da cidade.

Conservatório de Música
Eliezer Patissi (Diretor)