15 de setembro de 2017

Programação completa da 11ª Primavera dos Museus em Itajaí

Abertura da exposição no Museu Histórico mudou de terça (19) para quinta-feira (21)

Programação completa da 11ª Primavera dos Museus em Itajaí

Atualizado em 18/09/2017 às 15:00 - alterações em amarelo

Em setembro, Itajaí ficará mais florida com histórias e memórias da nossa gente. O município integra a programação nacional da 11ª Primavera dos Museus e contará com abertura de uma nova exposição sobre a história de Marcos Konder, importante figura política que dá nome ao palácio onde se encontra o Museu Histórico de Itajaí. As visitações iniciam no dia 21 de setembro (quinta-feira), a partir das 13h30. Outras atividades gratuitas integram o cronograma organizado pela Fundação Genésio Miranda Lins (FGML).

A partir do tema “Museu e suas Memórias”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a nova exposição “Marcos Konder: da cidade ao museu” permite o diálogo sobre a formação do município e a construção do palácio que leva o nome do ex-político, industrial e escritor itajaiense.

Com curadoria do museólogo Marco Antonio Figueiredo Ballester Junior, a exposição será montada no Salão Nobre do Museu Histórico. Painéis com fotos de Marcos Konder, peças do acervo pessoal e livros originais dele integram a mostra que ficará aberta até o final do ano.

De acordo com Marco Antonio, foi na gestão de Marcos Konder, no início do século passado, que foi realizada a primeira delineação urbana de Itajaí com a construção do Palácio, Mercado Público e diversas vias. A diretora do Museu Histórico, Evelise Moraes Ribas Wiersinski, também ressalta que a exposição dará destaque à importância de Marcos Konder ao município.

Outras atrações
A Primavera dos Museus será embalada pelo projeto Música no Museu. A estreia da nova proposta da FGML será no dia 21 de setembro (quinta-feira), às 20h, no Museu Histórico. O Coral Villa Lobos conduzirá o primeiro dia de apresentações que buscam proporcionar o acesso à cultura e ao patrimônio histórico da nossa cidade.

Neste dia, a autora Dulcecléa Marcolino da Silva também fará o lançamento do primeiro livro, intitulado “Memória do Sertão”. A partir das 19h, o público conhecerá a obra composta por memórias dos locais em que viveu durante a juventude.

Em parceria com o Sistema Estadual de Museus e o Conselho Regional de Museologia da 5ª Região (PR/SC) abre as discussões sobre elaborações de planos museológicos. A palestra será às 15h do dia 20 (quarta-feira).

Os museólogos Figueiredo Ballester Junior e Ângela Peyrl, juntamente com Junior Lima, diretor do Museu da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), conduzirão uma Mesa Redonda que discutirá questões de saneamento e cidade. O intercâmbio será na sexta-feira (22) às 15h.

No Museu Etno-arqueológico, na Itaipava, a proposta é contar como a antiga estação ferroviária se transformou em Museu. Durante a Primavera dos Museus serão realizadas excursões com escolas.

Sobre a Primavera dos Museus

Celebrar o início da primavera, aumentar o número de visitantes, assim como fortalecer os laços entre os museus e a sociedade. Ao todo, 932 instituições culturais participam da 11ª edição – o maior número desde a criação da Primavera dos Museus, em 2007.

A cada edição da Primavera dos Museus, o Ibram lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos. Para esta edição, a temática é Museus e Suas Memórias. “Cada museu carrega consigo histórias, contextos, objetivos e memórias. A Primavera dos Museus em 2017 quer dar visibilidade a esses processos”, esclarece Marcelo Araujo, presidente do Ibram.

Programação completa

Museu Histórico de Itajaí

21 de setembro a 31 de dezembro
EXPOSIÇÃO - Marcos Konder: da cidade ao museu é uma exposição que busca trazer a discussão do papel deste gestor público para a formação da cidade e o nascimento do prédio que leva seu nome e abriga o museu.

Segunda: Fechado para trabalho técnico
Terça a sexta: 13h30 às 18h
Sábado: 10h às 15h
Domingo: Fechado

20 de setembro (quarta)
15h às 17h
PALESTRA - O Museu Histórico de Itajaí recebe o evento Conversando Sobre Museus, promovido pelo Sistema Estadual de Museus e pelo Conselho Regional de Museologia da 5ª Região (PR/SC), tendo como tema a elaboração de planos museológicos.

21 de setembro (quinta)
19h às 21h
LANÇAMENTO - Livro Memória do Sertão é o primeiro livro da autora Dulceclea Marcolino da Silva e traz suas memórias dos locais em que viveu sua juventude, relacionando-os à história das cidades.

21 de setembro a 22 de dezembro (sempre às quintas)
20h às 22h
SHOW MUSICAL - O Projeto Música no Museu traz espetáculos semanais de música clássica e corais no Salão Nobre Rui Barbosa.

22 de setembro (sexta)
15h às 17h
MESA REDONDA - Intercâmbio entre Museu Histórico de Itajaí e Museu do Saneamento da Sanepar promove discussões sobre museu, saneamento e cidade.

Museu Etno-arqueológico (Itaipava)

21 de setembro a 31 de dezembro
13h às 18h
EXPOSIÇÃO - Da Estação de trem ao Museu: O Nascimento do Museu Etno-arqueológico de Itajaí a partir da estação de trem Engenheiro Vereza e sua importância para a formação da cidade de Itajaí.

21 de setembro (quinta)
13h às 17h
AÇÃO EDUCATIVA - Visitas mediadas de turmas escolares e ação educativa com plantio de arvores no pátio do Museu Etno-arqueológico de Itajaí.

23 de setembro (sábado)
15h às 18h
SHOW MUSICAL - Jardim do Museu Etno-arqueologic com piquenique.

Museu Histórico de Itajaí
Evelise Moraes Ribas Wiersinski (Diretora)
mhi@itajai.sc.gov.br

Karine Mendonça