27 de março de 2024

Projeto de audiovisual inicia oficinas para jovens estudantes nesta semana

Iniciativa foi contemplada no edital da Lei Paulo Gustavo de Itajaí

Projeto de audiovisual inicia oficinas para jovens estudantes nesta semana

Nesta quarta-feira (27), o projeto cultural "Eu ASSISTO Audiovisual SC – 3ª Edição" inicia suas atividades, com oficinas para jovens estudantes do Colégio de Aplicação da Univali (CAU) e do Instituto Crescer. O intuito é estimular o interesse pela produção audiovisual e capacitar os participantes em todas as fases da criação de um curta-metragem. A participação dos estudantes é 100% gratuita.

Ministradas por profissionais experientes da indústria, as oficinas acontecem ao longo de oito encontros nos estúdios de foto e TV da Univali, proporcionando uma experiência autêntica e profissional aos estudantes. Eles recebem uma apostila impressa com os conteúdos abordados, como forma de incentivar a continuidade dos estudos e a realização de projetos futuros.

Os alunos participantes têm a oportunidade de explorar sua criatividade por meio de oficinas dinâmicas e interativas, bem como podem elaborar roteiros, storyboards, gravar e editar vídeos. Além disso, poderão participar de todas as etapas de produção de um curta-metragem original e inédito, lançado em um evento aberto à comunidade.

Como forma de valorizar o trabalho realizado e contribuir com a movimentação do cenário cultural de Santa Catarina, especialmente de Itajaí e região, o curta-metragem final é inscrito no Festival do Minuto, um evento de cinema criado por Marcelo Masagão em 1991, dedicado à seleção de filmes de curta duração, com no máximo 60 segundos. O festival é pioneiro nesse formato no mundo e já inspirou a criação de eventos semelhantes em mais de 50 países.

"Eu ASSISTO Audiovisual SC – 3ª Edição" foi aprovado pelo Edital 10/2023, Lei Paulo– Audiovisual, e é executado com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Cultural e do Município de Itajaí. Conta ainda com a parceria da Univali, do CAU e do Instituto Crescer, e da Rizoma Projetos Editoriais, que disponibilizou a obra que servirá de base para a construção da história, Um Amor de Verão, do autor Limbo.

Aguarde