Programas e Projetos

Arte nos Bairros

O Programa Arte nos Bairros foi desenvolvido com o objetivo de levar arte, cultura e entretenimento de qualidade às comunidades do município. Desde seu retorno, em 2017, o programa já atendeu mais de 4,5 mil pessoas. Atualmente conta com 25 cursos em 68 polos em 32 bairros do município. Entre eles estão aulas de ballet, artesanato, violão, bateria, canto, teatro, entre outros. Ao todo, são 54 professores contratados pela Fundação Cultural para ministrarem as oficinas na cidade.

Culturada

A Feira Culturada é projeto da Fundação Cultural e busca reunir artesãos individuais e também vinculados à Associação de Artesão de Itajaí. É realizada todos os sábados com mais de 30 artesões no calçadão da rua Hercílio Luz, em frente a Casa da Cultura Dide Brandão.Das 8h às 14h, o público pode adquirir produtos artesanais e contribuir com a economia criativa regional.

Vamos ao Teatro

“Vamos ao Teatro” é uma iniciativa da Fundação Cultural de Itajaí que proporciona apresentações teatrais gratuitas para a comunidade, além de ofertar transporte público gratuito para algumas comunidades.  Uma vez por mês, o Teatro Municipal de Itajaí recebe um espetáculo diferente e contempla alguns bairros do município com os ônibus para apresentação. Além das comunidades beneficiadas com transporte, a peça é aberta e gratuita para os demais moradores da cidade.

Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues

Criado através da Lei Municipal nº 4.829 de 20 de junho de 2007, e órgão ligado à Fundação Cultural de Itajaí, o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues é uma escola pública de formação profissional em música. O Conservatório oferece cursos com duração de três anos em onze opções de instrumentos musicais. Além do instrumento específico o aluno estuda também as disciplinas prático-teóricas. Os alunos são contemplados com bolsa de estudos subsidiada pelo Município de Itajaí, através da Fundação Cultural.

Galerias da Casa da Cultura Dide Brandão e Casa Bughardt

As galerias de arte da Casa da Cultura Dide Brandão e Casa Bughardt recebem durante todo o ano exposições que tem como objetivo principal promover as diversas manifestações das artes visuais contemporâneas, visando ampliar o acesso a espaços públicos de fomento à cultura. As visitações são gratuitas, abertas ao público e turmas escolares podem agendar visitações das exposições.

Música no Mercado Público

O Mercado Público de Itajaí recebe os projetos Tributos à MPB, Roda de Samba e Choro e o tradicional Encontro Mercado. Ambos os projetos levam apresentações gratuitas ao prédio histórico de Itajaí.