04 de abril de 2023

Casa da Cultura

A Casa da Cultura Dide Brandão foi inaugurada em 1982, na edificação onde então funcionava a Escola Básica Victor Meirelles. Cedida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, a Casa nasceu com o objetivo de contribuir para a formação cultural da comunidade, por meio de vivência cultural constante; além de oportunizar ocasiões de ensino-aprendizagem estético e propiciar o desenvolvimento do seu senso crítico por diversas linguagens artístico-culturais, por meio de cursos, oficinas e espetáculos.

A Casa da Cultura mantém salas de aula, de estudo, auditório e galerias, nas quais são mostradas diversas formas de atividades artísticas, dando visibilidade para artistas locais e de outras regiões.

Informações Históricas:

O antigo Grupo Escolar Victor Meirelles, surgiu do movimento escolar iniciado em 1911, onde o ensino dentro das instituições era separado por “Secção Masculina" e “Secção Feminina”, sendo inaugurado em Itajaí na década de 1913, durante o governo de Vidal de Oliveira Ramos. O prédio ainda apresenta resquícios desta segregação, sido idealizado pelo construtor João Selva, que fez uso de modelos arquitetônicos localizados em São Paulo para pensar o prédio.

Durante as décadas de 1970 e 1980, ocorreu em Itajaí, um afloramento cultural e após 68 anos de funcionamento, em 1981, o grupo escolar foi transferido para um novo local (próximo). No ano seguinte, o prédio foi cedido pelo Governo do Estado de Santa Catarina para instalação da Casa da Cultura Dide Brandão, permanecendo até hoje. Posteriormente, na década de 2010, o prédio passou por um restauro e reabriu em 2012.

Apesar de existir enquanto Grupo Escolar Victor Meirelles por mais de 50 anos, a edificação obteve sua homologação de patrimônio tombado já como Casa da Cultura Dide Brandão. Desde 1998, o prédio localizado na rua Hercílio Luz, é tombado como patrimônio histórico em nível municipal. Posteriormente, em 2001, foi tombado em nível estadual pela Fundação Catarinense de Cultura.

Restauro da Casa da Cultura de Itajaí – As obras de restauro contemplam projetos elétrico e hidráulico, restauração de todo o assoalho, estacamento em algumas paredes, troca do telhado. A obra de recuperação e restauração está orçada pelo projeto inicial em R$ 1 milhão 303 mil reais.

Quem foi Dide Brandão?

José Bonifácio Brandão, o J. Brandão, conforme autografava seus trabalhos artísticos, ou Dide Brandão, como era conhecido em Itajaí, foi pintor, desenhista, gravurista, entalhador e escultor – e o mais notável artista plástico itajaiense.

Fez curso de pintura na Escola Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, depois vieram as primeiras exposições, e recebeu o batismo de fogo e obteve uma “menção honrosa” no V Salão Municipal de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, em 1952.

De volta a sua cidade fez sua primeira exposição individual em 1955, nos salões da Sociedade Guarani. Seguiram-se outras 18 exposições coletivas e 17 amostras individuais em várias cidades brasileiras, sua obra projetou-se nos meios artísticos nacionais com a conquista de inúmeros prêmios.

Em Brasília, inaugurou a Galeria de Arte “Banga”, local de referência obrigatória na capital federal; cidade onde foi também sócio-fundador da Associação de Artistas Plásticos e recebeu o título de “emérito professor”. Em 1974, participou do “Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos”, organizado por Carlos Cavalcanti.

Dide Brandão faleceu em 1º de fevereiro de 1976, num acidente automobilístico na BR-101, município de Penha (SC), em companhia de seu irmão, o escritor Arnaldo Brandão e outras duas irmãs, aos 52 anos.

Diretora da Casa da Cultura
Evelise Moraes Ribas