28 de janeiro de 2017

Casa lotada e muita folia no encerramento do Centenário do Mercado Público

Fazia tempo que não se via o Mercado Público de Itajaí tão movimentado. Todos os dias da semana, durante as comemorações do Centenário do empreendimento, o público lotou a casa. Bom para a economia, para o turismo e para a cultura local. No encerramento das festividades neste sábado (28), o grito de carnaval coroou esta nova fase do Mercado – um verdadeiro fôlego novo em cem anos de história.

De 07 a 28 de janeiro, o Mercado Público ganhou a devida visibilidade diante da importância histórica, turística, gastronômica e cultural que carrega. Foi um mês inteiro com atrações todas as noites, atraindo turistas que visitavam a região e oferecendo mais um opção de entretenimento para os moradores de Itajaí. O comando da festa tinha que ser por aqueles que vivem entre o rio e o mar: nossos artistas locais deram show de talento e musicalidade, tornando o Mercado pequeno para tanta alegria.

Para encerrar a programação especial, o bloco Siri Na Lata antecipou as folias e fez bonito no Grito de Carnaval. Foram relembradas as clássicas marchinhas que reuniu famílias inteiras no prédio histórico. Já a decoração carnavalesca ficou por conta da Associação de Artistas Plásticos de Itajaí (AAPI), com obras de Solange Ribeiro e Renato Maiochi.

A enfermeira Tatiane Alba, 34 anos, levou a filha Luiza de apenas quatro aninhos para acompanhar a folia. “Aqui é um ambiente muito gostoso e que a gente pode se divertir sem se preocupar”, comenta. Com seus 93 anos, quem também não ficou fora da festa foi Meri Zimmermann, que adora escrever versos e ouvir boa música.

Casa cheia com públicos de diferentes tribos, este é o perfil democrático do Mercado Público. A Fundação Cultural de Itajaí estima que 30% do público que lotou a casa durante o mês de janeiro eram de turistas que escolheram o município como destino cultural. “Tivemos grupos grandes de turistas todas as noites. Nós podemos potencializar nosso turismo e o Mercado ganhou visibilidade em toda a região”, destaca o superintendente Normélio Pedro Weber.

Reunindo excelente gastronomia, com produtos sempre frescos, e música de qualidade, os visitantes acabaram estendendo o tempo de permanência no Mercado. A síndica do Condomínio de Empreendimentos do Mercado Público e proprietária do restaurante Mercado Velho, Beatris Castanheira Rabello, revela que a programação do Centenário deu uma injeção de ânimo nos comerciantes locais. “Estou há 20 anos aqui e fazia muito tempo que não víamos o Mercado tão cheio. Meus funcionários estão trabalhando mais felizes e toda a cidade fica contagiada com essa alegria. Foi um mês inesquecível”, comenta.

Ainda segundo Nomélio, o movimento e a participação da comunidade de forma tão intensa foram surpreendentes. Segundo ele, o número de público superou as expectativas da organização. “As comemorações fizeram o Mercado rejuvenescer e reviver seus melhores tempos”, completa.

Relembre

Inaugurado em 01 de janeiro de 1917, o Mercado Público sempre foi uma referência para o desenvolvimento de Itajaí. Logo no início, o prédio foi responsável por organizar as vendas de carnes que até então eram realizadas pelas ruas do município. Além disso, o Mercado também já abrigou produções agrícolas e coloniais, o mercado do peixe e até mesmo a rodoviária, sendo hoje um importante centro de promoção do turismo e do entretenimento. Trata-se de uma casa onde as pessoas se encontram pelo puro prazer da convivência.

Câmera aberta continua

Tantas são as histórias da comunidade tendo o Mercado Público de Itajaí como pano de fundo que renderiam um filme. E esse é o desafio da Câmera Aberta: durante as noites do Centenário, uma equipe da Fundação Cultural gravou as histórias que o público têm para contar. E o registro das memórias continua. Os interessados em participar desta coletânea, que será guardado na Memória dos Bairros e poderá ser utilizado em pesquisas acadêmicas, poderá agendar a gravação diretamente com a Fundação Cultural, pelo telefone (47) 3349-1214.

Secretaria de Comunicação
Karine Mendonça