18 de abril de 2017

Fundação Cultural abre inscrições para quatro editais culturais

Oportunidades são para Compra de Espetáculos, Arte Nos Bairros, Encontro Mercado e Intercâmbio Cultural

Fundação Cultural abre inscrições para quatro editais culturais

A Fundação Cultural de Itajaí lançou quatro novos editais que permitem a participação de artistas e outros profissionais nas atividades culturais do município. São eles: Compra de Espetáculos, Arte Nos Bairros, Encontro Mercado e Intercâmbio Cultural. O prazo para a inscrição é de 17 a 28 de abril e o download pode ser feito aqui.

Os interessados em protocolar um projeto devem ler atentamente o edital e, em caso de dúvidas, consultar a Fundação Cultural para eventuais esclarecimentos. Não serão aceitos projetos após o prazo de inscrição e o resultado será divulgado no site da Fundação e no Jornal do Município.

Arte Nos Bairros
O programa Arte Nos Bairros seleciona profissionais interessados em desenvolver oficinas nas categorias Artes Visuais, Capoeira, Dança, Audiovisual, Artesanato, Teatro e Música para serem realizadas nos bairros de Itajaí no período de maio a dezembro.

Os proponentes devem comprovar conhecimento e experiência na área, além da residência no município há pelo menos dois anos. A inscrição deve ser realizada na sede da Fundação Cultural, com a documentação entregue em dois envelopes.

Documentos exigidos: ficha de inscrição preenchida (anexa ao edital), proposta da oficina, currículo, comprovação de experiência artística e em atividades artístico-pedagógicas, além de declaração do coordenador em caso de realização de atividades na Casa da Cultura.

Compra de Espetáculos
O edital visa selecionar entidades públicas ou privadas das áreas de Música, Canto Coral, Dança e Teatro, que receberão uma verba por apresentação que vai de R$ 300 a R$ 2 mil. As datas e locais de apresentação são posteriormente determinadas pela Fundação. Para protocolar um projeto, é necessário ir à sede da Fundação Cultural.

Documentos exigidos: formulário de inscrição do projeto, cópia autenticada do CNPJ, Certidão Negativa ou Receita Municipal, Estatuto Autenticado do Grupo ou Companhia ou contrato social, e comprovante de atividade no munícipio de no mínimo dois anos, além da documentação específica por área, qeu deve ser conferida no edital.

Encontro Mercado
O Encontro Mercado é o programa de música da Fundação Cultural realizado aos sábados no Mercado Público de Itajaí. O edital visa selecionar artistas locais para apresentações de duas horas, que devem acontecer durante o ano de 2017. Os cachês por apresentação vão de R$ 300 a R$ 1,6 mil.

Documentos exigidos: ficha de inscrição preenchida, currículo, declaração de parentesco do responsável, comprovante de residência do responsável, material que comprove dois anos de atuação artística na cidade, autorização para uso de imagem, CNDs Municipal, Estadual, Receita Federal, INSS, FGTS, carta de exclusividade, CNPJ/MEI e Contrato Social ou Estatuto Social da empresa ou organização.

Intercâmbio Cultural
O edital disponibiliza o montante de R$ 20 mil para apoiar artistas técnicos e estudiosos na participação de eventos culturais. A ajuda de custa visa cobrir custos para apresentação de trabalhos próprios, cursos de capacitação de profissionais da cultura, participação em seminários, festivais e outros. Os valores variam de R$ 500 a R$ 3 mil, de acordo com o destino do contemplado.

Documentos exigidos: a documentação varia de pessoa física, jurídica ou grupo. Conferir listagem completa no edital.

Karine Mendonça