08 de setembro de 2017

Grupo vocal Ordinarius encanta público no Teatro Municipal

Sexteto do Rio de Janeiro se apresentou na noite de quinta-feira no 20º Festival de Música de Itajaí

Grupo vocal Ordinarius encanta público no Teatro Municipal

Pela primeira vez no Sul do Brasil, o grupo vocal Ordinarius subiu ao palco do Teatro Municipal de Itajaí, nesta quinta-feira (7), e encantou o público com arranjos inéditos e exclusivos. Em pouco mais de uma hora de show, o grupo arrancou muitos aplausos, brincou com a plateia e mostrou toda sua irreverência na música brasileira, com canções eternizadas na voz de Carmen Miranda, a bossa nova de Tom Jobim e Vinicius de Morais, e ainda os choros de Valdir Azevedo e outros nomes do gênero.

Formado em 2008 no Rio de Janeiro, o Ordinarius é composto pelos cantores Fabiano Salek, Matias Corrêa, Maíra Martins, Fernanda Gabriela, Rebeca Vieira e Augusto Ordine, que também é diretor musical do espetáculo, além do percussionista Mateus Xavier. O grupo vocal faz sucesso na internet e também no exterior: os integrantes, recentemente, fizeram uma turnê pela Suíça e já estão planejando seu quarto álbum por meio de financiamento coletivo.

O diretor musical Augusto Ordine contou que a experiência em Itajaí foi muito boa para o grupo, bem como ressaltou a importância dos festivais de música como o do município. “Os festivais possibilitam que você saía do lugar comum. Na hora que a gente está com tantas questões culturais, você ter uma interferência assim e poder promover uma ação afirmativa, cultural, acho que é muito bacana. Os festivais são importantíssimos para promover intercâmbios. A gente veio do Rio de Janeiro para cá e que de outra forma talvez fosse muito difícil de a gente vir. Então, é realmente muito importante”, comenta o diretor musical Augusto Ordine.

Homenagem

Após a abertura do show nacional, conduzida pela cantora Giana Cervi, que apresentou um repertório de músicas autorais e de compositores catarinenses, o superintendente da Fundação Cultural de Itajaí, Normelio Weber, relembrou um importante nome do Festival de Música de Itajaí. "A apresentação do grupo Ordinarius é muito especial porque um dos integrantes, o Fabiano Salek, é filho do grande maestro Marcos Leite, que é uma figura muito importante na história do nosso festival e da nossa cidade, ele ajudou a estruturar os primeiros festivais", afirmou.

Durante o show, Fabiano Salek também falou da emoção de retornar ao município e da participação no festival. "Eu já vim para Itajaí com meu pai, participei de oficinas do festival e me apresentei aqui. Então é um prazer poder voltar e homenagear nosso querido Marcos Leite", disse.

Ivan Lins se apresenta hoje à noite

O músico e compositor carioca Ivan Lins se apresenta no Teatro Municipal de Itajaí nesta sexta-feira. Com harmonias diferenciadas e arranjos que congregam o erudito e o popular, a obra de Ivan Lins está presente em diversas trilhas para o cinema e para a TV. Com Vitor Martins compôs grande parte de seus sucessos, mas suas melodias também servem de base para letristas e poetas como Caetano Veloso, Dudu Falcão, Lia Luft, Elisa Lucinda, Paulo César Pinheiro, Celso Viáfora, Ronaldo Monteiro, Abel Silva, Martinho da Vila, Aldir Blanc, Chico Buarque, Moska, Nei Lopes, Chico César e Salgado Maranhão. A abertura do show será com a cantora Andrezza Flores, a partir das 19h30.

Os ingressos para o show custam R$ 55 (inteira) e R$ 27,50 (meia) e estão à venda na bilheteria do teatro e no site Ingresso Nacional. Após as apresentações, a música continua rolando no Mercado Público de Itajaí, a partir das 22h, com Felipe Coelho. Após haverá jam session. A entrada é gratuita.

Fundo de Quintal encerra o festival

O encerramento, no sábado (9), fica por conta do Grupo Fundo de Quintal no Centreventos Luiz Henrique da Silveira em show gratuito. Os sambistas formados no bloco Cacique de Ramos prometem interpretar os clássicos cariocas do gênero. Com 37 anos de formação, o Fundo de Quintal faz parte da história da música com suas composições e na criação dos instrumentos de percussão tantan e repique, além do banjo. Ademir Batera, Bira Presidente, Júnior Itaguay, Sereno, Ubirany e Marcio Alexandre sobem ao palco principal do Centreventos, às 20h.