08 de setembro de 2017

Encerramento das oficinas do 20° Festival de Música de Itajaí integra alunos e professores

Participantes do evento se apresentaram em frente à Casa da Cultura nesta sexta-feira

Encerramento das oficinas do 20° Festival de Música de Itajaí integra alunos e professores

Os alunos e professores que participaram das oficinas do 20° Festival de Música de Itajaí se apresentaram na tarde desta sexta-feira (8) durante o encerramento da programação, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão. O público também pôde prestigiar o evento.

Se apresentaram estudantes das oficinas de Canto Coral, Big Band, Percussão Criativa, Guitarra, Improvisação, Composição, Acordeon, Choro, Sax, Prática de Conjunto e Escola de Samba. A baterista Vera Figueiredo, que ministrou aulas no festival, também tocou no encerramento.

Vera se dedica à música brasileira e já passou por diversos países ministrando workshops e apresentando shows e performances. Também acompanhou artistas renomados e integrou a banda do programa Altas Horas, na TV Globo. Para ela, o Festival de Música de Itajaí reúne um conjunto de fatores que transformam os músicos participantes. “Trazer um profissional altamente capacitado para ensinar, na prática, as pessoas é uma oportunidade única hoje em dia. Me sinto feliz em compartilhar meu conhecimento com todos eles”, comentou.

O multi-instrumentista Arismar do Espírito Santos é outro nome conhecido do Festival de Música da cidade. Há 18 edições ele participa do evento ministrando oficinas e shows. "Itajaí é um celeiro de baile no sul do país, conta com grandes músicos. Os alunos do festival viram grandes músicos, a gente nota a diferença a cada ano, a influência. O Sérgio Coelho, por exemplo, é um trombonista daqui que foi meu aluno, e agora participou da gravação do meu último disco", conta.

O músico diz que tem uma ligação muito grande com a cidade, que lembra de sua infância quando está aqui e se sente em casa. "Todo ano dou um jeito de deixar algumas composições quando estou aqui. No último festival fiz duas músicas que estão no meu disco", lembra.

Neste ano, foram realizadas 32 oficinas que receberam 260 inscrições de alunos de vários locais do Estado, como Florianópolis, Joinville, Blumenau, Navegantes, Balneário Camboriú, Itajaí e região, além de Curitiba (PR). Para o diretor do Conservatório de Música Popular de Itajaí, Eliezer Patissi, o evento cumpriu seu objetivo e o resultado foram as apresentações desta sexta. "Tivemos uma boa participação e agora a intenção é fixar a data do festival na primeira semana de setembro para que ele entre de vez no circuito nacional", pontua.

Intercâmbio musical

Para os alunos, participar do Festival de Música também tem um significado especial. A regente de coral, Lisandra Hak, 22 anos, veio de Blumenau para seu segundo festival. Neste ano, ela fez a oficina de Escola de Samba e adorou a experiência. “O Festival é ótimo, pois possibilita um intercâmbio musical regional e nacional, além do aprendizado único e shows incríveis”, afirma.

Há oito edições, o músico e professor Micael Graciki, 25 anos, participa do festival. Ele começou a frequentar o evento logo que entrou para o Conservatório de Música Popular de Itajaí e nunca mais deixou de vir. "O festival te coloca em contato com pessoas que talvez você nunca fosse encontrar. Metade da minha formação foi por parte do festival, onde tive contato com pessoas que são referência. Este ano está sendo muito legal, tive algumas das melhores oficinas e acho que está tendo um resgate do festival, que eu sempre ouvi falar que existia antigamente", relata.
 

Aguarde