29 de outubro de 2017

Festival de Teatro encerra com apresentação na Beira-rio

Grupos locais se uniram para fazer a quinta edição do evento inesquecível

Festival de Teatro encerra com apresentação na Beira-rio

A cidade virou um grande palco durante o 5º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha. O evento encerrou neste domingo (29) com espetáculo de bonecos na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio, após uma semana com intensa programação que uniu todos os grupos de teatro de Itajaí. A Fundação Cultural já está na expectativa para a próxima edição, daqui a dois anos.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, fez o encerramento do Festival e ressaltou que a cultura é a alma da cidade. “Itajaí é um município cultural e se destaca no Brasil. O Festival traz vida e força para a cidade. Vamos continuar apoiando e fortalecendo ações como essa”, destacou.

Com diversidade de temas e formatos, os espetáculos atingiram todos os públicos: desde o infantil ao adulto, com atrações majoritariamente gratuitas. Além do Teatro Municipal, outros espaços da cidade receberam o Festival. Tanto a abertura quanto o encerramento foram ao ar livre e quase 30 atrações oferecidas de 22 a 29 de outubro.

De acordo com o superintendente da Fundação Cultural, Normélio Pedro Weber, foram justamente as atrações externas que chamaram mais atenção do público. “Alcançamos uma plateia que normalmente não frequenta teatros e eles se sentiram estimulados a comparecer em outras apresentações”, avalia.

Outro ponto destacado pelo superintendente foi a união dos grupos de teatro locais para realização do Festival Toni Cunha. Além disso, os artistas de Itajaí tiveram a oportunidade de experimentar novas modalidades, técnicas e linguagens de fazer teatro com as atividades propostas por grupos convidados. O intercâmbio cultural auxilia na formação profissional de cada um deles.

“Mostramos a qualidade dos grupos que temos aqui em Itajaí e aprendemos também muito com os artistas de fora. Agradeço imensamente a todos os grupos que se entregaram para realização do Festival. Nunca tinha visto um envolvimento tão intenso dos nossos artistas”, completa Normélio ao confirmar o sucesso do Festival.

Para o encerramento, famílias inteiras, adultos e crianças pararam para assistir o Grupo Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns (SP). Com muita cantoria no estilo de forró nordestino, eles levaram para a Praça Genésio Miranda Lins (Beira-rio) o espetáculo de bonecos "Simão e o Boi Pintadinho".