10 de fevereiro de 2018

Carnaval de Itajaí reúne foliões no Mercado Público

Festa segue até terça-feira com programação gratuita

Carnaval de Itajaí reúne foliões no Mercado Público

Já é Carnaval em Itajaí! As folias começaram nesta sexta-feira (09) no palco montado em frente ao Mercado Público. As bandas Tom Peixeiro e Bloco Siri na Lata comandaram o primeiro dia da festa. A programação segue até terça-feira com atrações gratuitas para todos os públicos. Neste sábado, o Carnaval começa ao meio-dia e só termina às 1h30.

A chuvinha de leve, que caiu em alguns momentos da primeira noite, refrescou os foliões. Eles estavam ansiosos para pular o Carnaval e nada poderia estragar esse momento. Angela Maria dos Santos, de 44 anos, trouxe a família inteira do bairro São João para festejar. “Nós amamos o Carnaval e Itajaí precisava desse resgate da festa”, opina.

Acompanhado da filha e da esposa, o morador do bairro São VIcente Carlos Alexandre Pereira, 35, defende que o Carnaval é uma festa familiar e de alegria. E é justamente esse o espírito do evento organizado pela Fundação Cultural de Itajaí. O superintendente Normélio Pedro Weber ressalta que o Carnaval de Itajaí passa por reconstrução. O desafio é resgatar a folia de rua e o Mercado Público foi escolhido para marcar o recomeço da festa.

No ano passado, as celebrações foram realizadas dentro do prédio histórico. Para o Carnaval 2018, um palco externo recebe as atrações principais. Assim, o público pode se acomodar nas mesas e cadeiras do Mercado, enquanto outros foliões dançam à vontade pela avenida.

“Preparamos uma para as famílias e o que não pode faltar é alegria. A tendência é que o nosso Carnaval cresça a cada ano, mas sempre voltado à cultura e às tradições da festa”, comenta o superintendente da Fundação Cultural, Normélio. A playlist da festa também é especial: o objetivo é permitir que população desfrute da arte e da cultura por meio de músicas clássicas. Marchinhas, Sambas-enredos, Samba de Roda, Samba-exaltação, Samba Partido-alto, Afro-sambas, Axé, Samba Canção estão entre os estilos que predominarão no Carnaval 2018.

Com ou sem fantasia, com glitter ou de cara limpa, o Rei Momo itajaiense, Sidney Ventura, diz que a única regra é se divertir. “Sou Rei Momo há 15 anos e o povo de Itajaí gosta de Carnaval. É muito bom a gente poder voltar a festejar na rua”, comemora aos 49 anos.

PROGRAMAÇÃO CARNAVAL NO MERCADO 2018

09 DE FEVEREIRO (SEXTA-FEIRA)

.: Tom Peixeiro

Horário: Das 22h30 às 01h30

10 DE FEVEREIRO (SÁBADO)

.: Encontro Mercado com Louise Lucena
Quanto: Gratuito

.: Susi Brito “Abre Alas”

.: Tom Peixeiro

Horário: Das 22h30 às 01h30
Quanto: Gratuito

11 DE FEVEREIRO (DOMINGO)

.: Susi Brito “Abre Alas”

.: Louise Lucena

Horário: Das 21h30 às 00h30
Quanto: Gratuito

12 DE FEVEREIRO (SEGUNDA-FEIRA)

.: Louise Lucena no Carnaval da Melhor Idade
Quanto: Gratuito

.: Bárbara Damásio apresenta Baile: Muito Obrigada, Axé!

Horário: das 21h30 às 00h30
Quanto: Gratuito

13 DE FEVEREIRO (TERÇA-FEIRA)

.: Bailinho Infantil da Bárbara