11 de fevereiro de 2018

Siri Sarado resgata tradições e leva animação do Carnaval aos bairros de Itajaí

Desde sábado (10), banda circula pela cidade ao ritmo de marchinhas e samba-enredos

Siri Sarado resgata tradições e leva animação do Carnaval aos bairros de Itajaí

A Banda Siri Sarado agita os bairros de Itajaí ao som das tradicionais marchinhas e samba-enredos de Carnaval. Desde sábado (10), a charanga com músicos circula pelo município espalhando alegria e convidando a população para participar da folia no Mercado Público. A programação nos bairros segue até segunda-feira (12), sempre durante o dia. Já o Carnaval de Itajaí tem atrações gratuitas até terça-feira para todos os públicos.

Quem já conhece a Banda Siri Sarado ficou esperando a charanga passar, como o comerciante Pedro Reis Filho, do São Vicente, no sábado pela manhã. “Eles são meus amigos há mais de 30 anos, desde quando tocavam no clube da Vila. Esse é o melhor Carnaval, devia ter muito mais pela cidade”, afirmou.

A auxiliar Suelaine Silva Coelho também parou para registrar a passagem do carro musical pelo São Vicente. “Estava indo comprar material escolar para minha filha quando vi a banda. Achei muito interessante, Itajaí estava precisando disso. Eu amo esse tipo de música”, disse. Já a professora Isabel Neves ouviu o som das marchinhas em casa e correu para rua junto com a filha para ver os músicos. “É muito bacana, faz um resgate do Carnaval”, comentou.

Tradição

Fazer um resgate da tradição dos antigos Carnavais, com marchinhas e samba-enredos que marcaram época, é justamente o objetivo da Banda Siri Sarado, que existe há sete anos em Itajaí. O bloco surgiu no CarnaBrava, na Praia Brava, e segue na ativa até hoje. “Desde janeiro já estamos passando pelos bairros e percebemos a receptividade das pessoas às músicas, principalmente do público mais velho, que lembra dessa época”, conta o diretor do Siri Sarado, Renato Rothbarth, o Shiquo.

Neste domingo (11), a charanga do Siri Sarado continua a folia pelos bairros Dom Bosco e São João, das 16h às 18h. Já na segunda-feira (12) será a vez dos bairros Cordeiros e Costa Cavalcante receberem a banda, das 11h às 13h.

“A gente está tentando fazer uma reconstrução do Carnaval de Itajaí. Isso significa envolver a população, levar sambas e marchinhas para os bairros e ao mesmo tempo trazer a população para participar. Esse ano temos apenas uma charanga, mas queremos ter mais e ano que vem vamos conseguir. Dessa forma a gente movimenta a cidade toda e faz o Carnaval revigorar como uma grande festa”, destaca o superintendente da Fundação Cultural de Itajaí, Normélio Pedro Weber.

Programação segue até terça-feira

Além da charanga do Siri Sarado, a programação no Mercado Público de Itajaí continua animada até terça-feira (13). Neste domingo (11), a folia começa às 16h30 com Susi Brito “Abre Alas”, na sequência sobe ao palco Louise Lucena e o encerramento da noite fica por conta do Bloco Siri na Lata.

Durante as festas no Mercado Público, a equipe da Vigilância Epidemiológica e Gerência de IST/AIDS/HV da Secretaria de Saúde de Itajaí segue orientando os foliões para se proteger das infecções sexualmente transmissíveis. Também estão sendo entregues kits com preservativos masculinos e femininos, géis lubrificantes e informativos com as formas de prevenção dessas doenças, além do incentivo aos testes rápidos. A ação preventiva ocorre até segunda-feira.

Confira a programação completa do Carnaval em Itajaí

11 DE FEVEREIRO (DOMINGO)

.: Charanga Siri Sarado
Local: Dom Bosco/São João
Horário: Das 16h às 18h
Trajeto: Início na Rua Indaial até a rótula para Rua Pedro Rangel, na Praça da Alegria, segue até o Parque Alessandro Weiss (parada para tocar por 30 min) e finaliza.

.: Susi Brito “Abre Alas”
Horário: Das 16h30 às 18h30

.: Louise Lucena
Horário: Das 19h às 21h

.: Bloco Siri na Lata
Horário: Das 21h30 às 00h30
Quanto: Gratuito

12 DE FEVEREIRO (SEGUNDA-FEIRA)

.: Charanga Siri Sarado
Local: Cordeiros/Costa Cavalcante
Horário: Das 11h às 13h
Trajeto: Início no Terminal de Cordeiros rumo à rua Rua Sebastião Romeu, no colégio Melvin Jones, faz uma parada de 10 minutos na esquina com a Rua Cosme Busarello, passa pela Rua Professor Cosme Busarello até a Avenida Reinaldo Schmithausen, rumo à Praça Costa Cavalcante (parada de 30min) e finaliza.

.: Louise Lucena no Carnaval da Melhor Idade
Horário: Das 16h30 às 18h30
Quanto: Gratuito

.: Bárbara Damásio apresenta Baile: Muito Obrigada, Axé!
Horário: Das 19h às 21h

.: Bloco Siri na Lata
Horário: das 21h30 às 00h30
Quanto: Gratuito