Karma Cia de Teatro estreia espetáculo com apoio da Fundação Cultural de Itajaí

Peça destinada ao público infantil é contemplada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Data de inclusão: 13/04/2018 15:32

Inspirado nas obras do artista visual Mauro Caelum, o grupo itajaiense Karma Cia. de Teatro estreia o primeiro espetáculo destinado ao público infantil. Intitulado “CaÊ”, o trabalho terá duas apresentações gratuitas nos dias 14 e 15 de abril (sábado e domingo), na Itajaí Criativa - Residência Artística. O projeto recebe o apoio da Fundação Cultural de Itajaí por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

“Pouco tempo depois do início das pesquisas, meu pai, Mauro Caelum, resolveu se aventurar por mundos mais distantes. Perdi a figura paterna e o amigo para todas as horas, mas ganhei um mestre”, aponta Mauro Filho, intérprete de CaÊ. Ele diz ainda que a pesquisa inicial para o espetáculo sobre construção e desconstrução da vida tomou outros caminhos após o falecimento do pai.

Com as anotações, rascunhos e o material artístico de Mauro Caelum, que na peça é representado na figura do menino CaÊ, é construído um caminho de descobertas e surpresas com a fiel bicicleta do pequeno.

Mauro Filho utiliza as expressões marcantes do pai, como “viver por viver é pouco, é oco” e “sonhar pode”, como direcionamento do processo criativo. “O trabalho que ele fez sempre teve uma conexão muito grande com as crianças. Ainda recebo mensagens de professoras que trabalham a obra do meu pai nas aulas e as crianças se encantam”, diz Mauro.

Colaboradores

Para a direção deste trabalho, a Karma Cia. de Teatro convidou o diretor Max Reinert (Téspis Cia. de Teatro), que conta também com os seguintes profissionais: a musicista Hedra Rockenbach na ambientação sonora; animações de Leandro Maman; figurinos de Denise da Luz; e programação visual e fotografias de Desdobraduras.

Sobre Mauro Caelum

Artista visual nascido em Tijucas, mas que viveu em Itajaí desde criança. Além das artes visuais, Mauro escrevia poemas e livros, entre eles “Caelum: filosofia, arte e meio ambiente”. Considerava o trabalho que fazia como arte da transformação e usava materiais comumente descartados como matéria-prima para as peças.

Popularizou a frase “Sonhar Pode”, intervenção artística que se espalhou pelas ruas de Itajaí. Os poemas de Caelum inspiraram outros artistas, como a banda Chico Preto e a Dita Cuja, que transformaram os escritos em letras de músicas. “Meus traços são veias que bombeiam um coração reciclado” foi a última exposição do artista, onde retratou os dias em que esteve em coma no ano de 2012.

PROGRAME-SE

14 E 15 DE ABRIL (SÁBADO E DOMINGO)

.: ESPETÁCULO – CaÊ
Local: Itajaí Criativa – Residência Artística (Rua Dr.Pedro Ferreira, nº 222, Centro de Itajaí)