Município de Itajaí vence Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural

Conquista é resultado do trabalho realizado no Programa Arte nos Bairros
Data de inclusão: 11/05/2018 16:51

O Município de Itajaí, por meio da Fundação Cultural, recebeu o Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural na categoria de cidades com população acima de 20 mil habitantes. O 1º lugar em Santa Catarina foi disputado com outras 66 cidades e é resultado do trabalho feito no programa Arte nos Bairros desde o ano passado. A cerimônia de premiação foi realizada na noite de quinta-feira (10) durante o 8º Fórum Estadual de Gestores Municipais de Cultura, na cidade de Bombinhas.

“O prêmio mostra que conseguimos fazer ações na cultura que alguns não acreditavam, como o Arte nos Bairros. Esse reconhecimento nos dá ainda mais respeito e deixa a cultura mais forte em nossa cidade” pontuou Normélio Pedro Webber, Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí durante a solenidade.

O objetivo do encontro é proporcionar a integração das regiões catarinenses, além de promover o debate das políticas públicas do setor cultural para ampliar o diálogo entre o Ministério da Cultura, as Prefeituras e o Governo do Estado. A ideia central é fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminho para futuras parcerias.

O 8º Fórum Estadual de Gestores Municipais de Cultura é uma realização da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC) e da Prefeitura de Bombinhas, com apoio da AMFRI e das demais Associações de Municípios de Santa Catarina.

Sobre o Arte nos Bairros

Aproximadamente 1200 alunos foram beneficiados gratuitamente com a reativação do Arte nos Bairros no segundo semestre do ano passado. Em 2018, o programa alcançou a marca de 2400 participantes com a expansão das atividades. Ao todo, são 18 cursos oferecidos em 55 polos espalhados pela cidade. O quadro de professores é composto por 32 profissionais contratados para a realização das aulas.

Novidades como os cursos de patinação artística e de coral infantil surgiram para atender a demanda da comunidade. Os alunos do programa vão integrar as apresentações do Natal EnCanto de 2018 como forma de conclusão das atividades.

As matrículas para o Arte nos Bairros já encerraram oficialmente. No entanto, quem não conseguiu se inscrever, poderá se matricular nas vagas remanescentes. Basta ir ao local do curso pretendido e verificar a disponibilidade de vagas.

A principal finalidade do programa municipal é levar arte, cultura e entretenimento aos diversos bairros de Itajaí.

Fundação Cultural