14 de maio de 2018

Fundação Cultural de Itajaí apoia concerto gratuito de violino e piano

Escola de Música Arte Sonora recebe músicos na quinta-feira (17)

Fundação Cultural de Itajaí apoia concerto gratuito de violino e piano

A 3ª edição do Circuito de Música Erudita, realizada pela Escola de Música Arte Sonora, terá um novo encontro nesta quinta-feira (17). A partir das 20h, os instrumentistas Marcos Pablo Dalmacio e Luan Cavalleri apresentam um concerto inédito de violino e piano. O encontro vai ocorrer no auditório da Escola, localizada na rua Amâncio Coelho, 72, nos fundos do Clube Barroso, no Centro. O projeto recebe o apoio da Fundação Cultural de Itajaí e é gratuito.

Nesta apresentação, o pianista e professor de piano da Escola de Música Arte Sonora, Luan Cavalleri, e o instrumentista Marcos Pablo Dalmacio, interpretam um repertório que vai do clássico ao moderno. O encontro vai contar com a sonata k301 de Wolfgang A. Mozart, original para essa formação, além de peças de renomados compositores como V. Monti, S. Rachmaninoff, Astor Piazzolla, Zdenko Fibich, Willibald Gluck e Edward Elgar.

Ao longo do ano, serão realizados outros concertos gratuitos à comunidade. Além de Luan e Marcos, também vão se apresentar Adriana Jarvis (EUA), Mauren Frey, Marcos Taveira, Cristian Andres Faig, Ricardo Pauletti, entre outros artistas renomados. Os concertos vão ocorrer sempre às 20h no auditório da Escola de Música Arte Sonora.

Sobre os músicos

Multi-instrumentista e compositor argentino radicado no Brasil, Marcos Pablo Dalmacio mostrou interesse desde cedo por diversos aspectos da prática musical. Isso o levou a dedicar-se ao violão, violino, viola, composição, pesquisa musicológica, regência e à interpretação de música antiga com instrumentos de época.

Com quatro trabalhos gravados, Marcos se apresentou em festivais, séries de concerto, conservatórios e universidades no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Espanha, Portugal e França.

Já Luan Cavalleri começou os estudos de piano aos oito anos de idade. Natural de Bento Gonçalves (RS), o músico reside em Itajaí desde 2013, onde formou-se em Licenciatura em Música pela Univali. Possui mais de 15 anos de experiência na música popular, principalmente com o piano e o acordeon. Foi no estado de Santa Catarina que passou a dedicar-se a música erudita, onde aperfeiçoou a técnica e o repertório.

Fez apresentações em diversas cidades do estado, como Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Blumenau, Florianópolis, Biguaçu, Timbó, Joinville, entre outras. Apresentou-se também em municípios do Paraná e Rio Grande do Sul.

Programação do Circuito de Música Erudita

Todos os concertos com início às 20h

17/05 - Concerto de violino e piano com Marcos Pablo Dalmacio e Luan Cavalleri
20/06 - Concerto de piano e fagote com Marcos Taveira e Mauren Frey