22 de junho de 2018

Museu Etno-Arqueológico comemora oito anos na segunda-feira

Museu Etno-Arqueológico comemora oito anos na segunda-feira

A Fundação Genésio Miranda Lins convida a população de Itajaí para prestigiar o aniversário de oito anos do Museu Etno-arqueológico, no bairro Itapaiva. O evento será na próxima segunda-feira, a partir das 13h45.

Inaugurado em 25 de junho de 2010, o Museu Etno-arqueológico está instalado na antiga estação ferroviária Engenheiro Vereza. A unidade foi criada para proteger, pesquisar e comunicar a cultura das populações que povoaram Itajaí e região.

Desativada em 1971, a estação ferroviária começou a ser construída em 1926 e entrou em funcionamento em 1954, fazendo a ligação do Porto de Itajaí com o Alto Vale do Itajaí. Após um longo período de restauração, hoje o museu inclui o Espaço de Exposições de Exposições Museológicas, um laboratório de arqueologia com acervo e equipamentos para pesquisa, espaço de reserva técnica, área de atividades para educação patrimonial, além de exposições sobre arqueologia pré-histórica, arqueologia histórica, história da estação ferroviária, vida no interior e lavores rurais.

O acervo arqueológico foi formado a partir de sítios arqueológicos da região e reúne centenas de quilos de material que incluem conchas, ossada animal, artefatos de pedra e osso como machados, pontas de flecha, colares, raspadores e furadores, além de esqueletos humanos.

Já o acervo etnográfico é composto de ferramentas, louças, talheres, equipamentos, recipientes e utensílios. O acervo da estação é composto de imagens, objetos e pertences dos funcionários da estrada de ferra, conta com uma réplica de um trem Maria Fumaça e restos da construção da estrada encontrados durante a escavação arqueológica.

Confira a programação completa:

13h45 – Abertura
14h – Workshop musical “Primeiros Passos, primeiras notas”, voltado ao público infantil - Bárbara Damásio, William Goe e Ricardo Dominguez.
15h – Corte do bolo de aniversário, com cantoria dos parabéns e abraço ao museu.
15h30 – Apresentação musical com Bárbara Damásio e William Goe.
16h – Encerramento.
__________________________
Informações adicionais:
FGML
(47) 3349-1516

Aguarde