09 de julho de 2018

Casa de Cultura sediará o 3º Percussão em Foco

Oficinas e concertos gratuitos serão oferecidos entre 12 e 15 de julho

Casa de Cultura sediará o 3º Percussão em Foco

De 12 a 15 de julho (quinta-feira a domingo), a Casa de Cultura Dide Brandão receberá o 3º Percussão em Foco. Durante os quatro dias, o prédio público contará com artistas renomados para realizar oficinas e concertos gratuitos. O evento tem o apoio da Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC).

Para participar, é necessário realizar a inscrição antecipadamente neste link. As oficinas e concertos serão gratuitos em troca de um instrumento musical, novo ou usado, como doação para alunos do programa Arte nos Bairros. Fraldas geriátricas e produtos de higiene também serão direcionados ao Asilo Dom Bosco.

O projeto Percussão em Foco surgiu em 2013, por meio de uma parceria entre o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues e o Sesc. O intuito era suprir a formação de bateristas e percussionistas, para complementar de forma específica os estudos oferecidos pelas escolas.

 “Queremos contribuir com a fruição artística na área percussiva e também de cunho didático a todos os participantes. Esse apoio da Fundação Cultural é um fator determinante para o sucesso do projeto”, ressalta Mário Júnior, baterista e organizador do projeto desde 2015.

A terceira edição do evento terá a participação personalidades regionais e nacionais. Ramon Montagner, Pandeiro Repique Duo, Willian Goe, Grupo Livre de Percussão e Vera Figueiredo vão transmitir o conhecimento de forma prática e teórica, em uma programação dinâmica com oficinas no formato masterclass. Os artistas também realizarão concertos gratuitos ao público.

Sobre os artistas

Ramon Montagner iniciou os estudos aos 12 anos e logo se profissionalizou. Desde então, trabalha com diferentes estilos musicais. De 1992 a 2006, acompanhou o cantor e compositor Johnny Alf em turnês e gravações. Já gravou quatro álbuns de 1998 para cá, com parceiros como Hermeto Paschoal, Mané Silveira, Sizão Machado e outros.

Pandeiro Repique Duo é o resultado do encontro destes instrumentos típicos da alma carioca e da percussão brasileira. Bernardo Aguiar e Gabriel Policarpo colocam lado a lado o virtuosismo do pandeiro e do repique e exploram as origens regionais. O projeto foi oficializado em 2009 e percorreu diversos países da África, Europa e América do Sul com shows e workshops. O primeiro álbum do Duo foi lançado em 2012 e demonstrou o projeto que percorreu o mundo apenas pandeiros e repiques, combinados, por vezes, com as vozes.

Willian Goe é Licenciado em Música, Bacharel em Bateria e Percussão e Pós Graduado em Educação Musical pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). É professor na Associação Proarte de Itajaí e ministra aulas de bateria, percussão, violão, rítmica e prática de conjunto. Desenvolve também o trabalho de musicalização infantil em projetos sociais de música e cidadania. Também atua como baterista, percussionista em shows e gravações com artistas do estado. Já participou de festivais de música, turnês nacionais e internacionais.

O Grupo Livre de Percussão (GLiP) é composto por André FM, Diogo Costa, Osvaldo Pomar e Marcio Bicaco. Os músicos possuem diferentes formações musicais, que vão da música popular à erudita. O grupo surgiu em março de 2014, após a criação da Escola Livre de Música de Florianópolis, pois era integrado por alunos e professores da Escola. No repertório, há improvisações com diferentes formações e instrumentos, interpretações de peças de diversos autores como Ney Rosauro, Astor Piazzolla, Hermeto Pascoal, Stefano Ottomano, Steve Reich, Bill Molenhof, Austin Wrinkle, Chico Santana, entre outros.

Vera Figueiredo é professora e supervisora de cursos do Instituto de Bateria Vera Figueiredo (IBVF), na capital de São Paulo. Se apresentou em importantes eventos e festivais direcionados à bateria e à percussão, tanto dentro quanto fora do Brasil. Ministra masterclasses e workshops por várias cidades brasileiras. Como integrante da Orquestra Avon, acompanhou a artista americana Diana King e os renomados músicos brasileiros Zélia Duncan, Nana Caymmi, Daniela Mercury, Milton Nascimento, Rita Lee, Leila Pinheiro e Margareth Menezes.

PROGRAMAÇÃO

12 DE JULHO (QUINTA-FEIRA)

.: OFICINA - Coordenação para bateria brasileira com Ramon Montagner (São Paulo)
Local: Casa de Cultura Dide Brandão
Horário: Das 14h às 17h
Quanto: Gratuito

.: ESPETÁCULO – Concerto didático com Ramon Montagner (São Paulo)
Local: Casa de Cultura Dide Brandão
Horário: 20h
Quanto: Gratuito

13 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

.: OFICINA - Repique e pandeiro com Pandeiro Repique Duo (Rio de Janeiro)
Local: Casa de Cultura Dide Brandão
Horário: Das 14h às 17h
Quanto: Gratuito

.: ESPETÁCULO – Concerto didático com Pandeiro Repique Duo (Rio de Janeiro)
Local: Casa de Cultura Dide Brandão
Horário: 20h
Quanto: Gratuito

14 DE JULHO (SÁBADO)

.: OFICINA - Percuteria: set up e coordenação com Willian Goe (Itajaí)
Local: Casa de Cultura Dide Brandão
Horário: Das 14h às 17h
Quanto: Gratuito

.: ESPETÁCULO – Concerto Didático com Grupo Livre de Percussão - Glip (Florianópolis
Local: Casa de Cultura Dide Brandão
Horário: 20h
Quanto: Gratuito

15 DE JULHO (DOMINGO)

.: OFICINA - Bateria para professores com o tema "Olhar didático e planejamento", com Vera Figueiredo (São Paulo)
Local: Casa de Cultura Dide Brandão
Horário: Das 14h às 17h
Quanto: Gratuito

.: ESPETÁCULO – Concerto Didático com Vera Figueiredo (São Paulo)
Local: Casa de Cultura Dide Brandão
Horário: 20h
Quanto: Gratuito
_________________________
Informações adicionais:

Fundação Cultural de Itajaí
(47) 3349-1214

Aguarde