10 de julho de 2018

Ocupação Itajaí Criativa discute padrões sociais com a peça Esse Corpo Meu?

Espetáculo gratuito será realizado nos dias 21 e 22 na Itajaí Criativa

Ocupação Itajaí Criativa discute padrões sociais com a peça Esse Corpo Meu?

Com o espetáculo teatral “Esse Corpo Meu?”, o evento Ocupação Itajaí Criativa levanta o tema da identidade de gênero e os padrões de moda e beleza impostos pela sociedade. A peça gratuita vai ocorrer nos dias 21 e 22 (sábado e domingo), às 20h, na sede da Itajaí Criativa – Residência Artística, localizada na rua Dr. Pedro Ferreira, nº 222, bairro Centro. Os ingressos simbólicos começam a ser distribuídos com uma hora de antecedência do espetáculo.

A obra é uma co-produção da Téspis Cia de Teatro, de Itajaí, com a Periplo Compañia Teatral, de Buenos Aires. No domingo (22), o diretor argentino Diego Cazabat comandará um bate-papo sobre a peça com o elenco e o público logo após a apresentação.

A programação de julho ainda conta com a leitura encenada do texto “Suéter Laranja em Dia de Luto”, escrito por André Felipe (Florianópolis). A atração será realizada no dia 20 (sexta-feira), às 20 horas. Os espectadores podem trazer uma garrafa de vinho para degustar enquanto assistem a leitura, que será seguida por uma conversa sobre o texto e a dramaturgia contemporânea.

Sobre a peça

De forma humorada, “Esse Corpo Meu?” brinca com os padrões sociais impostos como modelos de beleza e de comportamento adequados para homens e mulheres. Discute a busca incessante pela dita perfeição corporal e ainda aborda questões relacionadas à transexualidade. Nesse ponto, para os personagens, viver no próprio corpo torna-se estranho. A linguagem é performática e dinâmica, e valoriza o trabalho corporal dos atores com impacto musical e textos apenas em off.

Com atuação da atriz Denise da Luz e do ator Max Reinert, além da direção do argentino Diego Cazabat, “Esse Corpo Meu?” estreou em 2014. O espetáculo já foi contemplado com o Edital Iberescena, um programa de fomento criado pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo. Também recebeu apoio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, conferido pela Fundação Catarinense de Cultura.

Sobre o projeto

A Téspis Cia de Teatro lançou o projeto “Ocupação Itajaí Criativa” para celebrar os 25 anos da companhia e os 30 anos de carreira de uma das fundadoras, a atriz Denise da Luz. Serão apresentados espetáculos da Téspis, workshops sobre teatro e leituras encenadas ate dezembro. A programação completa está disponível no site da Itajaí Criativa.

Além de ser sede da Téspis Cia de Teatro, a Itajaí Criativa – Residência Artística é ponto de encontro de diversos artistas. O espaço cultural foi fundado em 2016 no Centro de Itajaí, na Casa Almeida e Voight, casarão tombado como patrimônio histórico.

Os agendamentos para levar turmas de estudantes nas apresentações e inscrições para os workshops podem ser feitas pelo e-mail itajaicriativa@gmail.com. A Fundação Cultural de Itajaí apoia a iniciativa por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

20 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

ATIVIDADE - Leitura Encenada do texto “Suéter Laranja em Dia de Luto”
Local: Sede da Itajaí Criativa – Residência Artística, Rua Dr. Pedro Ferreira, nº 222, bairro Centro
Horário: 20h
Quanto: Gratuito (Ingressos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo)

21 E 22 DE JULHO (SÁBADO E DOMINGO)

.: ESPETÁCULO - “Esse Corpo Meu?”
Horário: 20h

Fundação Cultural de Itajaí