06 de novembro de 2018

Começa nesta quarta-feira o Encontro Catarinense de Teatro de Bonecos

Evento segue até domingo (11) com atrações gratuitas

Começa nesta quarta-feira o Encontro Catarinense de Teatro de Bonecos

Nesta quarta-feira (07) inicia a 2ª edição do Encontro Catarinense de Teatro de Bonecos – Bonencontro, realizada pela Cia Mútua de Teatro. O evento segue até domingo (11) reunindo na cidade 13 companhias, além de artistas independentes e professores universitários. O evento é gratuito e aberto ao público.

A programação inclui espetáculos, apresentações, oficinas e rodas de conversa na Praça Genésio Miranda Lins, SESC Itajaí, Mercado Público e rua Hercílio Luz. Toda a programação e informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial do evento: www.bonencontro.com.br.

O evento
O Bonencontro é um evento que busca a integração entre os artistas e grupos de todo o estado que trabalham com a arte do teatro de animação. Além disso, o público é convidado especial para conhecer, ver e aprender mais sobre o gênero teatral. O evento conta com cinco dias de encontros entre artistas, bonecos e público que ocupam teatros, praças e bairros de Itajaí.

A 2ª edição do Encontro Catarinense de Teatro de Bonecos – Bonencontro possui patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei de Incentivo à Cultural.

Confira a programação completa:

7/11 (QUARTA-FEIRA)

Espetáculo: #Mergulho – experiência teatral para crianças – Eranos Círculo de Arte / Itajaí
Local: Teatro do Sesc
Hora: 9h
Duração: 30 min
Indicação Etária: 1 a 6 anos
Sinopse: O espetáculo #Mergulho voltado especialmente para crianças de 1 a 6 anos conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e que buscam com a ajuda da plateia, se encontrar.

Espetáculo: A Princesa Margarida: um musical brincante – Metamorfose Companhia Cênica/ Joinville
Local: Teatro do Sesc
Hora: 14h30
Duração: 35 min
Indicação Etária: 1 a 12 anos
Sinopse: A Princesa Margarida desapareceu! O rei convoca a todos para que venham ajudar a encontrar a princesa. Onde está a Margarida? O espetáculo, com dramaturgia criada a partir da ciranda “Onde está a Margarida” contém muitos elementos dos contos que povoam o imaginário popular, com cantigas e brincadeiras tradicionais. 

Espetáculo: 20 Minutos para Jantar com Catório – Cyathus Teatro de Animação / Laguna
Local: Teatro do Sesc
Hora: 20h
Duração: 25 min
Indicação Etária: Livre
Sinopse: A releitura do clássico do teatro de sombras “A Ponte Quebrada” de Seraphin, apresenta a história do viajante Jacinto, que após andar por léguas com seu fiel companheiro de estrada – o cãozinho Scoob – encontra um restaurante para saciar sua fome. Para alcançá-lo, precisa apenas cruzar uma ponte. Porém, com a interferência de forças malignas, essa tarefa pode trazer infortúnios e desventuras que jamais pudera imaginar.

8/11 (QUINTA-FEIRA)
Oficina: Bonecos de Látex – Sérgio Tastaldi/ Florianópolis
Local: Sala de Artes do Sesc
Hora: das 9h às 13h e das 14h às 18h
Ministrante: Sergio Tastaldi.
Duração: 8 horas
Indicação Etária: 12 anos
Saiba mais: O látex é um material que tem uma infinidade de aplicações que parecem, aos não iniciados, um distante mistério pela falta de conhecimento. Essa aproximação, provocada pela oficina, vai abrir uma nova e ampla visão das possibilidades artísticas apresentadas pela tecnologia do látex, facilitando a imersão em novas criações.

Espetáculo: O Incrível Ladrão de Calcinhas – Trip Teatro / Rio do Sul
Local: Teatro do Sesc
Hora: 20h
Duração: 55 min
Indicação Etária: 14 anos
Sinopse: Uma história de detetives baseada no estilo do Cine Noir, caracterizado por filmes tipo "B" das décadas de 40 e 50, onde a falta de caráter e o crime são as marcas mais presentes. O escritório do Detetive Bill Flecha é procurado por Srta. Velda, uma "mulher-fatal" que tem sua "peça íntima" roubada e pagará qualquer quantia para tê-la de volta. O que parecia um crime banal dá origem a uma série de outros crimes violentos, onde todos são suspeitos até que se prove o contrário, ou até que seus corpos sejam encontrados em algum beco escuro.


9/11 (SEXTA-FEIRA)
Oficina: O papel da máscara nas Formas Animadas – Tania Gollnick/ Navegantes
Local: Sala de Dança do Sesc
Hora: 9h às 13h
Duração: 4 horas
Indicação Etária: 14 anos
Ministrante: Tania Gollnick
Saiba mais: A Máscara Teatral não apenas oculta o rosto do ator, mas traz o estado de prontidão, de presença e a precisão. A proposta aqui é utilizar as máscaras teatrais como ferramenta para investigar e experimentar possibilidades orgânicas de se relacionar com as formas animadas. O participante terá uma noção da técnica do movimento consciente, descobrindo a partir do próprio corpo, quais são os pontos de deslocamento, as partes que reverberam quando é dado um impulso, o olhar, a caminhada e a voz. 

Espetáculo: João e o Pé de Feijão – Turma do Papum/ Florianópolis
Local: Teatro do Sesc
Hora: 14h30
Duração: 45 min
Indicação Etária: 3 anos
Sinopse: Depois que roubaram a Harpa da Alegria, que vivia no Vale Feliz, tudo entristeceu por lá. O menino João vai, então, vender sua vaquinha para comprar comida para a sua família. Mas acaba trocando-a por 3 feijões mágicos que germinam e crescem até as nuvens. Subindo pelo pé-de-feijão, João, corajosamente, consegue resgatar a Harpa e ainda libertar a Galinha dos Ovos de Ouro, trazendo de volta a alegria ao Vale Feliz.

Espetáculo: Cabaré dos Bonecos – Diversos artistas e cias de SC
Local: Mercado Público de Itajaí
Hora: 20h
Indicação Etária: Livre
Sinopse: O Mercado o Público de Itajaí recebe o Cabaré dos Bonecos, uma noite com apresentações de números variados de teatro de animação.

10/11 (SÁBADO)
Espetáculo: Tem xente uma feis! – Cia Alma Livre/ Jaraguá do Sul
Local: Calçadão da Hercílio Luz
Hora: 11h
Duração: 45 min
Indicação Etária: Livre
Sinopse: O espetáculo começa com um despertar. Após 35 anos dormindo dentro de um baú, os bonecos escutam gente do outro lado da cortina do teatro. Gretel e Seppel ficam esperançosos de voltar às atividades de fantoches e vão procurar o amigo Kasperl, o dono do teatro. Mas eis que a bruxa também está acordada e disposta a qualquer maldade que faça os bonecos dormirem novamente para que ela possa ser a protagonista do teatro... do Kasperl!


Mesa de Conversa: Características e Desafios do Teatro Lambe-lambe – Valmor Nini Beltrame / Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Local: Hall do Teatro do Sesc
Hora: 14h30
Saiba mais: Nesta Mesa de Conversa se destacarão algumas características do Teatro Lambe-Lambe apontando desafios aos artistas que o praticam, com o objetivo de contribuir para aprofundar a reflexão sobre essa arte. Temas como: a relação com o espectador; a dramaturgia com suas ideias de tempo, ritmo, síntese e suas relações com o espaço; e o trabalho do ator é o foco das reflexões. 

Espetáculo: Ivan Titerenovich - Cia. Cênica Espiral/ São José
Local: Teatro do Sesc
Hora: 20h
Duração: 35 min
Indicação Etária: 12 anos
Sinopse: Ivan Titerenovich é um dos mais distintos conhecedores de diversos assuntos. Sua experiência, de mais de trinta anos, lhe permite tratar com naturalidade os mais variados temas em suas conferências. O tema abordado em sua palestra de hoje deveria tratar dos males do tabaco... Contudo o peso do passado e a insatisfação com o presente revelam o desconforto psicológico e emocional de um homem que toma consciência de sua velhice e fracasso. O que deveria ser apenas mais uma palestra sobre um assunto qualquer acabam por revelar um ser humano querendo libertar-se de suas angústias.

11/11 (DOMINGO)
Mostra de Teatro Lambe-lambe
Local: Praça Genésio Miranda Lins (Beira Rio)
Hora: 10h às 12h

Sal – Essaé Cia/Joinville
Duração: 2min30seg
Indicação Etária: 10 anos
Saiba Mais: "Comida salgada; tá apaixonada, Comida sem sal; amor vai mal", este é o nome original do conto inspirado para a criação de "Sal". O espetáculo fala da rotina enfrentada em casa por uma esposa que sofre humilhações de seu marido. "Sal" fala do empoderamento feminino.

Maria do Cais – Cia Andante/ Canelinha
Duração: 4min
Indicação Etária: 15 anos
Sinopse: Mulher poesia, mulher do porto. Cais dos amantes, dos perdidos. Partindo da música Cais do Corpo de Paulo Freire, o espetáculo apresenta de forma poética e lírica o mito “Maria do Cais”.

Bar-Baridade – Matakiterani Associação Cultural/ Lages
Duração: 1min20seg
Indicação Etária: Livre
Sinopse: Nesta caixa temos uma bodega com gente, com pinga e um cavalo que fala, o diálogo entre bodegueiro e o cavalo é o fato central da história. A história acontece acima da serra nos campos das Lagens.

Lembranças – Cia. Cênica Espiral/ São José
Duração: 3min
Indicação Etária: 5 anos
Sinopse: Inspirada na obra de Patativa do Assaré, a caixa “Lembranças” oferece ao espectador um pequeno recorte do universo sertanejo. Com cenários miniaturizados, luzes sutis e um punhado de memórias, a poesia de Patativa emociona adultos e diverte as crianças. Um pequeno mundo e um breve momento que retrata um pedacinho da imensidão deste grande poeta brasileiro.

A Visita – Eranos Círculo de Arte/ Itajaí
Duração: 3min20seg
Indicação Etária: 10 anos
Sinopse: Algo peculiar irá ocorrer neste quarto de hospital, e por ter uma pequena fresta você terá a oportunidade de assistir...
Im memoriam de Lucir Angelo de Maman (caixa integrante do projeto Instantes de Passagem ganhador do prêmio Iberescena 2017)

Noite de bruxaria – Cia Peregrina Teatro/ Florianópolis
Duração: 3min10seg
Indicação Etária: Livre
Sinopse: Uma bruxinha atrapalhada passa por inusitadas situações na sua cozinha mágica.

O Visitante – Linilson Costa dos Santos/ Itajaí
Duração: 2min50seg
Indicação Etária: 10 anos
Sinopse: Com a temática steanpunk, O Visitante cria a utopia da humanidade das viagens e conquistas interplanetárias, onde o inesperado pode atrapalhar o intuito de conquista. O astronauta tem como regra explorar mundos e coletar objetos e informações mas algo dá errado e para o espanto ...um animal se apodera da nave.

AutôMato – Cia Artística Avenida Lamparina/ Canelinha
Duração: 2min23seg
Indicação Etária: Livre
Sinopse: Quando criança, inocente. Quando adolescente, sozinho. Quando adulto, autômato.

Espetáculo: Praga de Mãe – Teatro Circula Dô /Lages
Local: Teatro do Sesc
Hora: 16h
Duração: 45 min
Indicação Etária: Livre
Sinopse: O Capitão João Redondo morre de ciúmes de sua mãe Quitéria. Em defesa da “honra da família” é capaz de fazer aquilo que nenhum filho deveria se atrever a fazer, mas ele faz e agora terá de enfrentar a Praga de Mãe.
______________________________________
Informações Adicionais:
Karoline Gonçalves – Assessoria
(47) 9 9914-7396
 

Aguarde