12 de dezembro de 2018

Natal EnCanto tem acessibilidade para todos os públicos

Natal EnCanto tem acessibilidade para todos os públicos

Natal para todos. Com essa temática inclusiva, pessoas com deficiências visuais, auditivas e com restrições de locomoção também podem participar do Natal EnCanto. Intérpretes de libras, áreas reservadas e infraestrutura adaptada foram especialmente disponibilizados para todos os dias do evento. O Natal EnCanto segue até o dia 21 de dezembro com cortejo do Papai Noel (20h), apresentações artísticas, corais adulto e infantil, além da projeção mapeada na Igreja Matriz (21h).

Em frente ao Museu Histórico e também da Igreja Matriz foi reservada uma área exclusiva para o público com necessidades especiais e também idosos. Essas pessoas poderão acompanhar os espetáculos sentados e também contar com o apoio de equipe orientada. Outra grande novidade é interpretação em Libras de todas as atrações.

Durante as apresentações do coral infantil, do grande coro, nas falas dos apresentadores e do Papai Noel ocorre a tradução simultânea. “Nós interpretamos com o corpo, expressões faciais e gestos as mensagens que as músicas transmitem ao público”, conta Alexsandra Vitorino, pós-graduada em tradução e interpretação de libras e intérprete do Natal EnCanto.

Enquanto o público em geral entoava as canções clássicas de Natal, os surdos também puderam participar da celebração. “Eu pedi em Libras para que todos cantassem juntos e eles tiveram a oportunidade de participar com a língua de sinais”, conta a intérprete.

A ação continuará durante todos os dias de eventos, que ocorre até o dia 21 de dezembro, exceto na segunda-feira (17). As apresentações do Natal EnCanto começam a partir das 20h com o cortejo do Papai Noel na rua Hercílio Luz e encerram com a projeção mapeada e o grande coro na Igreja Matriz, às 21h.

Confira a programação completa do Natal EnCanto. 

Aguarde