06 de março de 2019

Carnaval de Itajaí promove resgate cultural e atrai público recorde

Mais de 30 mil pessoas se divertiram nos cinco dias de folia

Carnaval de Itajaí promove resgate cultural e atrai público recorde

Música de qualidade, cultura resgatada, ambiente familiar e segurança. Estes foram os principais destaques do Carnaval no Mercado 2019. Promovida pela Fundação Cultural de Itajaí, a festa encerrou nesta terça-feira (5) com público recorde: mais de 30 mil pessoas se divertiram no evento deste ano - o dobro de 2018 e quatro vezes mais que em 2017.

> Confira a cobertura fotográfica completa do Carnaval

Para o superintendente das Fundações de Itajaí, Normélio Pedro Weber, os cinco dias de evento superaram as expectativas e atenderam o objetivo do município de resgatar a tradição e a cultura do Carnaval.

“Fizemos um Carnaval familiar, um Carnaval cultural e que trouxe pessoas que realmente queriam se divertir de forma saudável e ordeira. O sucesso desse evento se deve a forma como foi organizado, num espaço monitorado e seguro, além da música e dos músicos de extrema qualidade, que garantiram a diversão do público”, afirma.

Ambiente seguro

Neste ano, o Carnaval no Mercado ocupou o interior do prédio centenário e a rua no entorno. Ao todo, nove câmeras de monitoramento foram instaladas para garantir a segurança da festa, que não teve registro de ocorrências graves. Diariamente cerca de 20 seguranças também trabalharam no evento, que contou ainda a presença da Polícia Militar, da Coordenadoria de Trânsito e de uma ambulância da Secretaria de Saúde de Itajaí.

Morador de Itajaí, Rafael da Luz participou do último dia de folia junto com a esposa e as duas filhas. De acordo com ele, a segurança do local fez a diferença. “É a primeira que viemos e gostamos bastante. Está bem organizado, com bastante segurança e nos sentimos bem à vontade”, comentou.

Resgate cultural

Para a autônoma Camila Garcia da Rosa, além da boa organização do evento, o destaque foi o resgate dos sambas-enredo e das marchinhas típicas da festa. “Eu acho que é muito importante esse resgate da cultura do Carnaval. As marchinhas são o que realmente traduzem o sentido do Carnaval e trazem a tradição de volta”, diz ela, que se divertiu com a família.

O ambiente saudável do Carnaval itajaiense atraiu jovens, adultos, crianças e idosos durante os cinco dias de festa. Ao todo, foram 48 horas de shows ao vivo com músicos locais. O hino da folia deste ano foi a canção “Minha Pequena Eva”, que fez o público cantar e sair do chão toda vez que era tocada.

O evento ainda contou com manifestações culturais de capoeira, Maracatu Nova Lua e a banda Chico Estrada, no sábado (2). Outra atração foi o Bailinho das Crianças, nesta terça (5), que lotou o entorno do Mercado Público e coloriu a rua de confetes e fantasias.

Patrícia Georg foi uma das foliãs que trouxe a filha Beatriz para curtir a festa dos pequenos. “Eu adorei o evento e a organização. Foi bem divertido e animado, e para as crianças ficou perfeita a questão do horário”, relata a auxiliar administrativo de Navegantes.

Turismo em alta

O Carnaval também movimentou o setor turístico de Itajaí. Durante o feriado, os hotéis da cidade registraram uma média de 80% de ocupação e alguns estabelecimentos ficaram lotados no período. O dado confirma a vocação da cidade em bem receber os visitantes e a profissionalização do setor hoteleiro, que teve um incremento de mil leitos e quatro novos hotéis nos últimos anos.

Além de curtir a programação, os turistas puderam aproveitar os atrativos naturais para descansar, como as praias 100% próprias para banho, e a gastronomia típica do litoral, movimentando a cidade e região.