03 de julho de 2019

Cantigas do Boi de Mamão Catarinense viram livro com partituras e histórias

Lançamento será neste domingo, dia 7 de julho, às 17h, no SESC Itajaí

Cantigas do Boi de Mamão Catarinense viram livro com partituras e histórias

No próximo domingo (07), acontece o lançamento do livro “Cantigas do Boi de Mamão Catarinense: versões e partituras”, escrito por Cristiane Müller, Josias Pimentel e Natália Pereira. O evento acontece a partir das 17h, no SESC Itajaí, e conta com a mini apresentação “Cantoria do Boi de Mamão”, preparada pelos autores-músicos. O livro tem patrocínio do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 

O boi de mamão é uma brincadeira folclórica peculiar de Santa Catarina que acontece há mais de 100 anos. É marcado pela música/cantoria, dança de personagens com suas indumentárias, e por uma história da figura principal, o boi, carregada de misticismos e encenada junto à cantoria. O livro conta a história de boi de mamão de cinco grupos folclóricos do Estado e apresenta as canções do repertório de cada um deles por meio de 47 partituras.

“O livro foi escrito a três mãos e nasce do desejo de registrar, continuar e perpetuar a brincadeira do boi de mamão. Além de tornar acessível às próximas gerações, parte do trabalho de mestres e grupos que mantiveram essa manifestação folclórica viva em Santa Catarina”, comenta a cantora Natália Pereira, uma das autoras do livro.

Improvisar versos, construir bonecos, contar a história, tocar o violão, o tambor, o pandeiro, passa de geração em geração e a continuidade da brincadeira é uma oportunidade de não deixar que o boi de mamão fique apenas na memória dos mais velhos. E agora, para além da memória dos brincadores, Santa Catarina ganha um registro dessa manifestação folclórica em livro.

Realização da Jardineira Produções, a obra será lançada pela Editora Traços e Capturas. No dia do lançamento, o livro estará à venda no local no valor de R$ 25.

_________________________________
Informações adicionais:
Natália Pereira
(47) 9 9992-1789 

Aguarde