14 de novembro de 2019

Espetáculo sobre igualdade de gênero estreia neste fim de semana

Comédia “A Greve do Sexo” terá duas sessões no sábado (16) e domingo (17)

Espetáculo sobre igualdade de gênero estreia neste fim de semana

Os Alunos do Exercício Cênico Anchieta (AECA) estreiam neste fim de semana uma famosa comédia de Aristófanes. Escrita em 411 a.C., “A Greve dos Sexos” será recriada nos palcos da Casa da Cultura Dide Brandão com sessões às 20h de sábado (16) e domingo (17). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia antecipado ou com uma caixa de leite).

O espetáculo foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Itajaí e integra o projeto “Anchieta Arte Cênica 2x3 - Espetáculos e Oficinas”.

O projeto fez pesquisas e montagens de dois textos clássicos da dramaturgia cômica. No decorrer deste ano, a professora Vera Collaço, a atriz Ana Paula Beling, o ator e diretor Pepe Sedrez e a atriz e produtora Vanderléia Will participaram do projeto como convidados.

“A programação surge para oportunizar um intercâmbio entre os 35 jovens participantes com importantes fazedores das artes cênicas de Santa Catarina”, avalia Valentim Schmoeler, responsável pela produtora Anchieta.

Sinopse
A peça “A Greve do Sexo” se passa em um mundo apocalíptico. Uma sociedade onde se instaurou um regime totalitário baseado nas decisões dos homens, uma seita religiosa que tem como crença a superioridade do sexo masculino e onde são retirados os direitos das mulheres.

Lisístrata, uma mulher exausta com a desigualdade e também cansada da guerra que está sendo travada em busca de mantimentos, resolve por em prática um grande plano para reverter a situação. Ela arma uma greve de sexo com o apoio de todas as mulheres.

Para alcançar seu objetivo elas ocuparam a base, e tomaram conta dos únicos mantimentos existentes no local, gerando vários questionamentos no modo de governo atual.

______________________________________________________
Prosa Cultural