28 de novembro de 2019

Roda de samba encerra a programação do Mês da Consciência Negra

Espetáculo musical acontece neste domingo (1º), no Mercado Público, às 18h

Roda de samba encerra a programação do Mês da Consciência Negra

Neste próximo domingo, 1º de dezembro, a partir das 18h, o Mercado Público de Itajaí será o palco de uma roda de samba em comemoração ao Dia Nacional do Samba. O espetáculo, com o grupo Filhos da Maria do Cais, encerra as atividades do mês da Consciência Negra e da Campanha Itajaí Sem Racismo, coordenada pela Secretaria de Promoção da Cidadania.

Ao longo de todo o mês de novembro, diversas atividades e ações alusivas ao mês da Consciência Negra foram desenvolvidas no município na segunda edição da Campanha Itajaí Sem Racismo, cujo objetivo é o de enaltecer a cultura afro-brasileira, além de promover o debate sobre o combate e a superação ao racismo.

A edição 2019 da campanha, cujo tema foi “Igualdade, a gente sente na pele”, contemplou seminários, rodas de conversa, palestras, blitz educativa e diversas atividades culturais, além de ações específicas desenvolvidas com alunos da rede municipal de ensino.

Ponto alto da programação, o Prêmio Simeão, homenagem de valorização ao negro na sociedade itajaiense, foi entregue à enfermeira Tânia Juçara da Silva Pereira, por seu trabalho realizado na área da saúde e em movimentos sociais. A cerimônia aconteceu no Museu Histórico de Itajaí no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Filhos da Maria do Cais
A banda Filhos da Maria do Cais, formada por músicos de Itajaí, homenageia uma personalidade presente em muitas cidades portuárias. Em Itajaí, comenta-se que existiram mais de uma Maria do Cais, porém a mais conhecida foi Olga da Silva Leutério, natural de Timbó (SC). Amiga de estivadores, pescadores e demais trabalhadores portuários, Maria do Cais tornou-se protetora de meninos e moradores de rua.

Aguarde