21 de janeiro de 2020

Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí recebe 102 inscrições

Investimento em projetos será de R$ 1,3 milhão neste ano

O envio de propostas para a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Itajaí encerrou na segunda-feira (20) com 102 projetos inscritos. Neste ano, a Fundação Cultural manteve o valor investido em projetos culturais, que será de R$ 1,3 milhão.

A LIC 2020 prevê incentivos para dez áreas culturais diferentes. Foram inscritos 22 projetos para música, 19 propostas para teatro e circo, 14 para literatura, 6 para culturas populares, 10 para dança, 7 para audiovisual, 7 para artes integradas, 6 para artes visuais, 7 para expressões afro-brasileiras e 4 para patrimônio imaterial e acervo. Ficaram em estágio de rascunho 18 projetos não inscritos.

A partir de agora os projetos inscritos serão avaliados pelos pareceristas, que foram selecionados via edital pela Fundação Cultural. A previsão é para que a lista dos contemplados na LIC seja divulgada até a segunda quinzena de fevereiro.

Ao todo, serão selecionados 46 projetos que receberão cotas de R$ 20 mil a R$ 50 mil. O Município de Itajaí não antecipa estes valores, mas certifica os contemplados para realizar a captação de recursos junto aos contribuintes do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), até o limite de 30% do imposto devido. Ou seja, a iniciativa privada repassará parte do tributo aos contemplados.

____________________________