17 de julho de 2020

Programa Arte nos Bairros disponibiliza videoaulas gratuitas para comunidade

Professores promovem atividades e diálogos através do canal do YouTube da Fundação Cultural de Itajaí

Programa Arte nos Bairros disponibiliza videoaulas gratuitas para comunidade

Com a suspensão das aulas presenciais, novas formas de ensino surgiram através das plataformas online. Professores do programa Arte nos Bairros buscaram formas de continuar ensinando, mesmo à distância. As aulas, agora em ambiente digital, podem ser acessadas de qualquer lugar. O material está disponível gratuitamente no YouTube da Fundação Cultural de Itajaí (clique aqui e inscreva-se) e conta com mais de 20 vídeos em diferentes oficinas artísticas.

Buscando minimizar os impactos no setor, a Fundação Cultural manteve mais de 60 contratos com os profissionais que levam o acesso à cultura para comunidades itajaienses. A solução se tornou um desafio para os professores, que buscam adaptar os conteúdos para o ambiente digital sem perder a qualidade.

“Estamos rompendo barreiras para conseguir chegar aos nossos alunos. Quando comecei, pensei como ensinaria uma arte presencial num ambiente online. Hoje, eu tenho um diálogo com meus alunos, adaptei minha casa para isso. A criação dessa plataforma, que liga o professor ao aluno, é de extrema necessidade em momentos como esse”, explica a professora de teatro, Sabrina Vianna.

Entre cenários improvisados e muitas gravações, os professores desenvolvem atividades, propõem reflexões, criam conteúdo para os alunos que assistem tudo de dentro de suas casas. No canal estão disponíveis vídeos sobre teatro, canto, violão, flauta, desenho, entre outros. Além disso, alguns profissionais estendem o convite do YouTube para suas redes sociais, levando os alunos para lives e conversas com outros artistas e pessoas da cena cultural.

“A criação do canal para abrigar os vídeos do programa Arte nos Bairros possibilitou que muitos alunos voltassem a ter contato com suas aulas e que outros, novos, tivessem a oportunidade de conhecer e realizar uma aula sobre um instrumento ou alguma prática artística. A internet permite a continuidade do programa, que é uma ferramenta social importante em nosso município”, diz a diretora executiva da Fundação Cultural, Schibian Philemonn Oliveira.

As aulas online ficam abertas e disponíveis gratuitamente no canal do YouTube da Fundação Cultural de Itajaí. O público pode tirar dúvidas e interagir com os professores através dos comentários dos vídeos.