27 de julho de 2020

Novas exposições virtuais serão lançadas nesta quinta-feira (30)

Plataforma online é uma parceria da Fundação Cultural com a Câmara Setorial de Artes Visuais

Novas exposições virtuais serão lançadas nesta quinta-feira (30)

Nesta quinta-feira (30), três novas exposições entrarão na plataforma online das galerias de Itajaí. “Fale comigo doce como a chuva e me deixa ouvir”, de Osmar Domingos, “Acrescentar o que lhe falta para preencher”, Crivo Coletivo, e “Fábrica de Memes”, de Sabrina Vianna, ficarão disponíveis para visitação online neste link. O site é uma parceria entre a Fundação Cultural e a Câmara Setorial de Artes Visuais, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia do município.

A iniciativa busca levar ao público o acesso às exposições que aconteceriam de forma presencial nas galerias municipais para o ambiente digital. No lançamento que ocorreu no mês passado, três exposições ficaram disponíveis para visitação: “O espaço entre nós”, de Sarah Uriarte e Kim Coimbra; “O que sucede os dias”, de Sandra Coelho e Leandro Maman; e “As cores dos barcos nas margens do rio Itajaí-Açu”, de Antonio Floriano.

Novas exposições
“Fale comigo doce como a chuva e me deixa ouvir”, de Osmar Domingos, é uma pesquisa escultórica e fotográfica a partir da elasticidade que há entre aquilo que se fala e aquilo que se ouve e, por isso, também é sobre adaptação. A tradução brasileira da peça de Tennessee Williams inclui a palavra doce nessa fala que dá título ao texto. Essa ação, fruto de uma tradição que explica e simplifica os títulos na hora da tradução, diminui a força do que se pode dizer e do que se pode ouvir.

"Acrescentar o que lhe falta para preencher", utiliza do espaço onde se situa a Galeria Dinyz Domingos para desdobrar seus trabalhos e pesquisas no prédio e viabilizá-los na plataforma virtual. O Crivo Coletivo pensa em um projeto de ocupação do espaço público coletivamente para idealizar a exposição.

A exposição “Fábrica de memes” traz ao público a pesquisa de dois anos sobre o universo dos memes da artista Sabrina Vianna, com curadoria do artista Osmar Domingos. A inquietação da artista sobre a origem dos memes e sua evolução a levou a criar a exposição “Fábrica de memes” que foi contemplada pelo edital de ocupação das galerias de Itajaí.