30 de dezembro de 2020

Lei Aldir Blanc é aplicada com sucesso em Itajaí

Município destinou 100% do recurso previsto em Lei para artistas e trabalhadores da cultura

Mais de R$ 1,4 milhões foram repassados a artistas de diferentes áreas e espaços culturais do município, através da Lei nº 14.017 de Emergência Cultural Aldir Blanc. O repasse do valor ocorreu por meio de subsídios e credenciamentos. Estima-se que cerca de 2 mil pessoas foram contempladas diretamente através do recurso.

“O processo foi longo e teve algumas adversidades jurídicas, por se tratar de um auxílio emergencial, mas, desde o início, houve uma preocupação da Fundação Cultural em participar dos eventos de formação e diálogos nacionais com outros gestores”, explicou a Diretora Executiva da Fundação Cultural, Schibian Philemonn.

A aplicação da Lei Aldir Blanc em Itajaí movimentou a economia da produção cultural e artística, auxiliando durante o período da pandemia do coronavírus. Com o repasse feito, alguns projetos e atividades já estão em execução.

“Estamos muito felizes por repassar 100% do recurso. Sabemos da importância da destinação desse recurso para os nossos artistas, ainda mais em tempos como o que vivemos”, pontuou Schibian.