10 de fevereiro de 2021

Lançado o edital de ocupação das galerias das Casas da Cultura e Burghardt

Inscrições para artistas seguem até o dia 8 de março

Lançado o edital de ocupação das galerias das Casas da Cultura e Burghardt

Está aberto o período para encaminhamento de propostas para ocupação das galerias de arte localizadas na Casa da Cultura Dide Brandão e na Casa Burghardt, e/ou no ambiente virtual www.galerias.itajai.sc.gov.br. Os artistas residentes no Brasil e no exterior, interessados em integrar o calendário de exposições de 2021, podem se inscrever no edital de ocupação das galerias da Fundação Cultural de Itajaí. As inscrições, gratuitas, encerram às 18h do dia 8 de março e serão realizadas exclusivamente pelo e-mail galerias@itajai.sc.gov.br, mediante o envio de dossiê organizado e documentos.

Os artistas poderão pleitear espaço na categoria coletiva ou individual. A seleção objetiva promover e ampliar, nos espaços públicos de fomento à arte e cultura, o acesso às diversas manifestações e linguagens da produção contemporânea em artes visuais.

Todos os artistas serão contratados através de pessoa jurídica. Os interessados deverão apresentar inscrição de Microempreendedor Individual – MEI, Microempresário, contrato social ou estatuto e comprovante de inscrição e de situação cadastral do CNPJ ou de um representante legal. O artista que não possuir CNPJ deverá fazer uso do Anexo IV (Declaração de Exclusividade), com firma reconhecida em cartório em que indica o seu responsável, bem como a apresentação dos demais documentos descritos no edital.

A seleção das propostas será decidida por dois curadores externos, indicados pela Câmara Setorial de Artes Visuais do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Itajaí, conforme edital de credenciamento de pareceristas da Fundação Cultural de Itajaí. Os critérios para a seleção também serão decididos em reunião entre os curadores e divulgados na publicação do resultado oficial, levando em consideração: qualidade artística, consistência conceitual, contemporaneidade e viabilidade da proposta.

Cada proposta aprovada receberá o valor de R$ 3 mil para realização da exposição. O tempo de cada exposição se estenderá por um período máximo de 30 a 45 dias.

Distribuição dos espaços
A galeria Municipal Dinyz Domingos, localizada na Casa Burghardt, receberá exclusivamente projetos de artistas locais. Já as galerias da Casa da Cultura Dide Brandão serão destinadas a projetos de artistas que não residam em Itajaí. Tendo ciência do cenário mundial de pandemia devido à Covid-19, as exposições podem ainda ser alteradas para ocorrerem exclusivamente em formato digital, em plataforma e suportes próprios, redirecionadas a partir do site www.galerias.itajai.sc.gov.br.

O resultado final, em ordem de credenciamento, será publicado no Diário Oficial do Município e no site da Fundação Cultural de Itajaí até o dia 16 de março. O cronograma de exposições anual será agendado posteriormente e divulgado nos mesmos meios.