10 de fevereiro de 2021

Guerra do Contestado é tema de espetáculo e palestra on-line

Projeto da Cia Mútua recebeu recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio de edital da Fundação Cultural de Itajaí

Guerra do Contestado é tema de espetáculo e palestra on-line

No dia 17 de fevereiro (quarta), a Cia Mútua promove, de forma on-line e gratuita, a exibição do espetáculo teatral Contestados, seguida da palestra “O Contestado na Sala de Aula”, com o historiador Prof. Dr. Paulo Pinheiro Machado (UFSC). As ações oferecem interpretação simultânea em libras e ocorrem às 19h, no canal no Youtube da Cia Mútua.

Estreado em 2019, o espetáculo Contestados apresenta um recorte sobre a Guerra do Contestado, conflito de terras ocorrido no início do século 20, envolvendo os estados de Santa Catarina e Paraná, além do Exército Brasileiro, a empresa norte-americana Brazil Railway e a população local. Contemplada com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, a montagem partiu de uma extensa pesquisa bibliográfica e de campo, que culminou no desenvolvimento de uma dramaturgia original, dando voz aos vencidos da guerra, o povo caboclo.

Após a exibição do espetáculo, o projeto recebe o Prof. Dr. Paulo Pinheiro Machado, titular do Departamento de História da UFSC, autor de livros sobre a Guerra do Contestado, líder do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado e integrante do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da UFSC. O docente ministrará a palestra “O Contestado na Sala de Aula”, a qual tem o propósito de analisar as dificuldades de comunicação entre a produção acadêmica e o ensino do movimento social do Contestado em sala de aula.

O projeto é patrocinado pela Lei Aldir Blanc, Fundação Cultural de Itajaí e Município de Itajaí.

Quando? 17 de fevereiro (quarta)
Onde? www.youtube.com/ciamutua
19h - Espetáculo teatral Contestados, com a Cia Mútua