11 de fevereiro de 2021

Evento on-line da Itajaí Criativa reúne grupos e artistas convidados

Projeto foi financiado pela Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural e Município de Itajaí

Evento on-line da Itajaí Criativa reúne grupos e artistas convidados

O “Laboratório Cena Contemporânea” abrirá a programação cultural de 2021 da Itajaí Criativa – Residência artística, no dia 22 de fevereiro. O evento é gratuito e será transmitido on-line, sempre às 20h, até 26 de fevereiro, no canal do YouTube da Téspis Cia de Teatro.

A programação reúne grupos e artistas convidados, entre eles: Mauro Filho e Leandro Cardoso, da Karma Coletivo de Artes Cênicas; o Grupo Risco de Teatro; o ator e diretor Daniel Olivetto, da Cia Experimentus Teatrais; e o ator Jônata Gonçalves. As peças teatrais, leituras encenadas e rodas de conversas promovidas no evento serão acessíveis, contando com intérprete de Libras. A classificação indicativa é a partir de 16 anos.

O evento tem como objetivo discutir, divulgar e promover a cena teatral contemporânea em Itajaí desde a produção, formação e inserção no cenário nacional. Neste ano, em que os artistas ainda estão se reinventando na maneira de produzir e de se relacionar com o público devido à Covid-19, a iniciativa foi adaptada para o formato on-line.

As atividades ocorrerão em cinco dias, contando com oito horas de duração e envolvendo 17 profissionais de diversas áreas. Na programação, uma mescla de transmissões ao vivo com materiais já finalizados e gravados, adaptados especialmente para o ambiente virtual, como as peças "Rinha", do Grupo Risco de Teatro, e "Amar é Crime", do ator Jônata Gonçalves, além das leituras encenadas "Hiportermia" e "Blow me up ou Sobre a natureza dos homens-bomba", de Max Reinert.

O 'Laboratório Cena Contemporânea' foi financiado pela Lei Emergencial Aldir Blanc, através de edital da Fundação Cultural e do Município de Itajaí.

Confira a programação completa:

- 22 de fevereiro (segunda-feira), às 20h
Tema da noite: "Procedimentos para um teatro documental" - Transmissão Peça "RINHA" (Grupo Risco de Teatro). Bate-papo com os atores.

- 23 de fevereiro (terça-feira), às 20h
Tema da noite: "Dramaturgia sob violência" - Transmissão Leitura “BLOW ME UP OU SOBRE A NATUREZA DOS HOMENSBOMBA” (com Denise da Luz, Max Reinert e Pietra Garcia). Bate-papo com os atores e dramaturgo.

- 24 de fevereiro (quarta-feira), às 20h
Tema da noite: "Questões de gênero na produção contemporânea” - Transmissão roda de conversa (com os convidados Daniel Olivetto (Cia Experimentus Teatrais) e Mauro Filho e Leandro Cardoso (Karma Coletivo de Artes Cênicas) ao vivo na Itajaí Criativa.

- 25 de fevereiro (quinta-feira), às 20h
Tema da noite: "Teatro como enigma ou experiência?" - Transmissão Leitura encenada “HIPOTERMIA” (com Sabrina Francez, Matheus Groszewica, Denise da Luz e Max Reinert). Bate-papo com atores e dramaturgo.

- 26 de fevereiro (sexta-feira), às 20h
Tema da noite: "Marginalidade na obra de Marcelino Freire" - Transmissão Peça “AMAR É CRIME” (com Jônata Gonçalves). Bate-papo ao vivo com o ator.
(47) 99654-9105, Camila Gonçalves (assessoria de imprensa)