24 de março de 2021

Projeto evidencia diálogo entre os trabalhos artísticos de Mauro Caelum e Mauro Filho

Recursos da Lei Aldir Blanc financiaram a iniciativa, por meio de edital da Fundação Cultural de Itajaí

O projeto “Exercícios de presença, de Mauro Caelum e Mauro Filho” será lançado no dia 27 de março (sábado), às 19h, no site www.maurocaelum.com.br. A proposta consiste em pesquisas e processos apresentados através de exercícios performáticos em que Mauro Filho busca criar um lugar comum entre os corpos dele e de seu pai – Mauro Caelum, artista visual falecido em 2016, com os territórios das artes visuais, do teatro, da dança e da literatura, e de outros lugares importantes na pesquisa de Caelum, como o sagrado, a casa, o corpo, a carne, a pele, o osso, a vida e a morte.

Mauro Filho é bailarino e ator. Seu pai faleceu e deixou uma série de trabalhos inacabados, que evidenciam tensões entre o uso da palavra e do corpo, através da escrita, da escultura e da performance. Em 2020, a partir da relação com o acervo dos trabalhos de Caelum, Mauro Filho retoma os processos para investigar possibilidades de diálogo entre as pesquisas individuais de ambos, seus corpos e os corpos de seus trabalhos. “Exercícios de presença” é uma tentativa de organizar e apresentar uma série de pesquisas, processos e trabalhos em andamento deixados por Mauro Caelum, uma tentativa de manter presente seu corpo a partir do próprio corpo de seu filho.

Com pesquisa e concepção artística de Mauro Filho, o trabalho tem orientação e curadoria de Kim Coimbra, fotografia e vídeo de Sarah Uriarte, desenvolvimento de site e material gráfico da Des e produção de Leandro Cardoso.

O projeto foi realizado pelo Ateliê Casa Caelum e o Karma Coletivo de Artes Cênicas, com apoio da Des e o patrocínio da Lei Emergencial Aldir Blanc, via edital da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal de Itajaí.