24 de março de 2021

Projeto de webjornal para crianças apresentado por bonecos traz notícias sobre Itajaí

Recursos da Lei Aldir Blanc financiaram a iniciativa, por meio de edital da Fundação Cultural de Itajaí

Já está no ar o Jornaleco - Edição Especial Itajaí. O webjornal para crianças é apresentados por bonecos nascidos e apaixonados por Itajaí, que trazem matérias exclusivas sobre a cidade. O projeto, realizado pelo Eranos Círculo de Arte, foi lançado no canal do Youtube e conta com dois episódios de cerca de 18 minutos.

> Clique aqui e acesse o canal do Youtube do Eranos Círculo de Arte

Apresentado pelo boneco Leco e a repórter Lica, o primeiro episódio do webjornal traz matérias sobre os Molhes da Barra, o Bico do Papagaio e o peixerês. com participação especial de Dete Pexera. Há ainda o quadro Dicas da Lica passando pelos bairros de Itajaí e atração musical com a banda Tarrafa Elétrica. Já no segundo episódio, os apresentadores trazem matérias sobre o projeto Cine.Ema, Marcílio Dias, Museu Histórico, espetáculo Caê, poesias de André Pinheiro, e as dicas da Lica num giro por diversos lugares da cidade.

A pandemia trouxe para o Eranos Círculo de Arte aproximações entre a linguagem de vídeo e o teatro de animação, como encontrada nesta proposta de um telejornal para crianças apresentado por bonecos. Leco e Lica são bonecos de animação híbridos com boca e pálpebras articuladas, produzidos durante o período da pandemia.

O grupo utiliza como recurso de construção uma impressora 3D de extrusão, que é parte da pesquisa do Eranos sobre o uso de arte digital em artes cênicas e as intersecções entre design e teatro. A construção de bonecos com esta tecnologia dá continuidade à pesquisa que acompanha a trajetória do grupo.

O projeto “Jornaleco - Edição Especial Itajaí” conta com o patrocínio da Lei Emergencial Aldir Blanc, via edital da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal de Itajaí.