09 de abril de 2021

Projeto mapeia espaços culturais de preservação afro-brasileira em Itajaí

Lei Emergencial Aldir Blanc financiou proposta, por meio de edital da Fundação Cultural de Itajaí

Projeto mapeia espaços culturais de preservação afro-brasileira em Itajaí

Na terça-feira (13), às 20h, serão apresentados, em uma revista digital e em entrevistas em audiovisual, os resultados do mapeamento de espaços culturais de preservação e salvaguarda da ancestralidade afro-brasileira e indígena, localizados em Itajaí. A proposta foi realizada com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio de edital da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí. O evento será transmitido pelo Facebook do Instituto Campeões da Vida (facebook.com/inst.campeoesdavida).

O levantamento identificou mais de 40 espaços culturais dessa natureza na cidade. O projeto objetiva a coleta de dados e o mapeamento de tais entidades, com vistas a disponibilizar informações de forma a contribuir para o acervo cultural do município e sua divulgação para a comunidade em geral.

Os dados mostram que estas entidades realizam um trabalho social, cultural e contribuem para o desenvolvimento humano e da espiritualidade de seus participantes. Como ponto em comum entre todos os locais identificou-se que os conhecimentos são transmitidos pela oralidade, em círculo. As tradições são preservadas pela prática da dança, música, culinária tradicional, confecção de vestimentas e pelo ensinamento da língua Iorubá. Estes elementos, no seu conjunto, representam a Mitologia Africana e Indígena e preservam sua simbologia.

De acordo com Ana Clara Marques, proponente e produtora do projeto, o mapeamento possibilitou aos espaços contarem a sua história e apresentarem suas formas de preservação dessas tradições, que são patrimônios culturais imateriais: “Nossa abordagem do tema foca no respeito, na tolerância e na valorização e preservação das tradições do modo de ser e viver do povo afro-brasileiro, pois tudo isso constrói a cultura brasileira”, ressalta.

SERVIÇO:
Apresentação de revista e audiovisual sobre espaços culturais de preservação e salvaguarda da ancestralidade afro-brasileira
Quando: 13 de abril (terça-feira), às 20h
Onde: Facebook do Instituto Campeões da Vida -https://www.facebook.com/inst.campeoesdavida

(47) 9 9102-6183, com Ana Clara Marques