09 de abril de 2021

NOTA DE PESAR: Maestro Jair Maciel Rosa

O Município de Itajaí e a Fundação Cultural, com profundo pesar, manifestam solidariedade à família e aos amigos do maestro Jair Maciel Rosa, regente do Coral Villa-Lobos de Itajaí desde o seu início - grupo com 47 anos de história na cidade e região. Segundo familiares, ele estava internado há mais de um mês e faleceu nesta quinta-feira (8) em decorrência da Covid-19. Jair tinha 70 anos, deixa dois filhos, a companheira e duas netas.

O maestro também era regente do Coral da Igreja Luterana de Itajaí, cantor do Coro Vozes do Vale e regeu por 17 anos o Coral Vozes de Itapema. Teve papel fundamental para a música e o canto coral itajaiense. Muitos coralistas conviveram e aprenderam com Jair. Sua experiência, calma e leveza contribuíram para a formação e divulgação do canto coral, perpassando gerações.

Regeu o Coral Villa-Lobos em festivais e encontros de corais em todo o Brasil. Em Itajaí, conduziu o grupo em eventos consagrados como a Noite dos Candelabros e os antigos Festivais de Inverno; e mais recentemente participou das edições do Natal EnCanto. Seu eclético repertório incluía canções da música popular brasileira (MPB), peças renascentistas, do folclore nacional e da música sacra – foi um grande divulgador da obra do Padre Ney Brasil.

O Município de Itajaí e a Fundação Cultural reconhecem a dedicação e a imensurável contribuição do regente, que com maestria, fomentou e ajudou a fazer do canto coral uma das grandes marcas artísticas da cidade.