10 de maio de 2021

Curta-metragem sobre mulheres na pesca artesanal estreia nesta semana

Projeto foi contemplado na Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí

Curta-metragem sobre mulheres na pesca artesanal estreia nesta semana

As vivências de uma jovem pescadora motivaram a criação do curta-metragem “Mulheres do Mar”, que estreia nesta sexta-feira (14), às 20h. A produção tem como tema a pesca artesanal, que é considerada patrimônio cultural de Santa Catarina e fonte de renda e emprego para muitas famílias. O curta será exibido no canal de YouTube ‘Curta Mulheres do Mar’ (www.bityli.com/fpCDO), de forma gratuita. O projeto foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí.

O documentário, realizado pela Azul Filmes, é dirigido pela jornalista e realizadora audiovisual Juny Hugen. A produção acompanha um dia na rotina de Thaili Winter, 19 anos, e seu pai em alto mar, além de todo trabalho de manuseio e venda do pescado. A partir desta família de pescadores, o filme também aborda outras temáticas relevantes como o papel exercido pela mulher na atividade pesqueira, os desafios e as lutas da profissão.

“Começamos a falar com a Thaili ainda em 2019, e a história dela e da família nos chamou muito a atenção. A Thaili é uma menina/mulher muito batalhadora e que segue lutando para ajudar a família, que tem como única renda a pesca artesanal. Ela pesca com o pai desde a infância e acreditamos que sua história pode inspirar outras meninas que também queiram seguir este caminho”, relata a diretora do curta-metragem, Juny Hugen.

Os detalhes da produção podem ser acompanhados no perfil oficial no Instagram, em @curtamulheresdomar. 

Aguarde