26 de maio de 2021

Fórum sobre a Lei de Incentivo à Cultura ocorre neste fim de semana

Evento on-line é organizado pelo Conselho de Políticas Culturais de Itajaí

Fórum sobre a Lei de Incentivo à Cultura ocorre neste fim de semana

Neste sábado e domingo (29 e 30), das 15h às 19h, artistas, produtores culturais, gestores e demais profissionais da cultura de Itajaí estarão reunidos de forma on-line para discutir, expor ideias, dúvidas e proposições a respeito da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí (LIC). O Fórum de Escuta é organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) da LIC do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí (CMPCI), com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí.

Trata-se de uma iniciativa da classe artística para a participação de envolvidos no segmento e interessados. A dinâmica de conversas acontecerá em pequenos grupos, mediados por um dos integrantes do GT, e resultará num relato a ser apresentado ao grande grupo, em plenária.

O Fórum tem como tema “O que queremos da Lei de Incentivo à Cultura em Itajaí”. Em breve, o Conselho Municipal de Cultura divulgará em suas redes sociais os links para participar da plenária virtual. Não é necessária inscrição prévia. Acompanhe em https://linktr.ee/CMPCItajai.

Programação

No primeiro dia de evento, a ideia é fazer um levantamento de como as pessoas da cultura de Itajaí enxergam a sua Lei de Incentivo e as dificuldades que encontram na sua utilização. Haverá uma plenária de abertura e apresentação da metodologia dos trabalhos, após a divisão de subgrupos, tendo como temas as dificuldades para inscrição no edital e a metodologia de avaliação dos projetos.

Já no segundo dia, devem ser elencadas proposições. Terá ainda a plenária para resumo do primeiro dia, divisão de subgrupos e relato pautado pelo tema do segundo dia do Fórum: “o que falta na Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí”. Ao final, acontecerá mais uma plenária geral para recapitulação e socialização.

O Fórum não é deliberativo, mas consiste na tentativa de fazer um diagnóstico do que se quer para a Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, de forma participativa com a sociedade.

“O GT da LIC vinculado ao Conselho Municipal já atuou em 2018 para uma atualização, na qual discutimos melhorias e ajustes. Estamos abertos ao diálogo e consideramos fundamental este processo participativo, com reflexões e ideias sobre as políticas públicas do segmento cultural. Vale ressaltar que as revisões devem sempre estar em consonância e respeitar as leis que regem os mecanismos de incentivo”, comenta a diretora executiva da Fundação Cultural de Itajaí, Schibian Philemonn Oliveira Costa.