01 de junho de 2021

Documentário aborda história de uma das pioneiras do samba itajaiense

Produção “Nega Tereza” foi contemplada na Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí

Documentário aborda história de uma das pioneiras do samba itajaiense

A história da multi-instrumentista, musicista, gaúcha de nascimento e itajaiense de coração, Terezinha Peres, está registrada no documentário “Nega Tereza”, que estreia nesta sexta-feira (04), às 20h, em transmissão pelo canal do YouTube do projeto (www.bityli.com/jFQcN). O filme é resultado de projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural.

A obra audiovisual tem a direção do jornalista e documentarista Maicon Renan, proponente do projeto, e realização da Azul Filmes. Nega Tereza, como é conhecida popularmente, tem uma história que promete inspirar muitas pessoas que respiram música. Ela foi uma das pioneiras do samba em Itajaí e a responsável pela formação de artistas da cidade.

“Compartilhar através do audiovisual um pouco das histórias de Nega Tereza foi uma experiência de muita alegria. Ouvi-la, seja conversando, cantando ou tocando seu saxofone, é gratificante, e eu penso que essa experiência precisa ser vivida por mais pessoas. A Nega Tereza é símbolo de luta, arte e realização humana”, conta Maicon Renan.

A trajetória da artista e sua contribuição para o movimento cultural de Itajaí foi conhecida pela equipe durante contato com a Câmara Setorial de Expressões Artístico-Culturais Afro-Brasileiras, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais. Depois de algumas reuniões, dois artistas participantes da setorial passaram a integrar a equipe de produção.

As gravações do documentário foram realizadas durante a pandemia da Covid-19, seguindo todos os protocolos de segurança e ajustes necessários. Informações adicionais e os bastidores da produção podem ser conferidos no perfil oficial do documentário no Instagram: @docnegatereza.

Aguarde