23 de julho de 2021

Cia de Dança Eduxi de Itajaí vence o edital cultural Qualicult

Professores do Arte nos Bairros integram grupo que se destacou entre 10 mil inscritos

Cia de Dança Eduxi de Itajaí vence o edital cultural Qualicult

A Cia de Dança Eduxi é uma das vencedoras do edital cultural Qualicult, com a coreografia “Os Retirantes”, de Graziela Pereira, professora do curso de dança do programa Arte nos Bairros da Fundação Cultural de Itajaí. O grupo itajaiense conquistou o título no concurso nacional que teve mais de 10 mil inscritos. O resultado do Qualicult foi divulgado em uma live realizada no dia 22 de julho, que anunciou os 90 projetos vencedores em três categorias artísticas.

O grupo é o único catarinense que consta na lista dos destaques da categoria de dança. Integram a companhia itajaiense vencedora os dançarinos Bryan Malkut, que assina a direção de arte da produção, e Priscila Regina Reges, ambos também oficineiros do Arte nos Bairros.

A coreografia “Os Retirantes”, disponível em www.youtube.com/watch?v=qCRuA9nWDuU, foi gravada em 2017, no bairro Itaipava em Itajaí (SC). De acordo com Graziela, para concebê-la uma pesquisa orientou a escolha da música, do cenário, dos movimentos, tudo foi conectado pela ideia de mostrar o movimento de mudança do povo que migra de uma terra para outra e também da seca.

A coreógrafa conta ainda que a produção vem sendo premiada em outros editais locais e regionais. Segundo ela, a música Baianá por Barbatuques foi escolhida para apresentar um forró contemporâneo, com a percussão corporal muito forte, que deu a base na construção dos movimentos. “Esse resultado do Qualicult é um marco para gente, uma vez que há uma representatividade muito forte do norte e nordeste, na categoria em que concorremos. Para nós, trazer este prêmio para a nossa região é uma imensa alegria”, ressalta Graziela.

O edital cultural valorizou a arte como principal agente de desenvolvimento humano, veio para contribuir com artistas do Brasil, em meio à pandemia, respeitando todas as regras de saúde impostas e motivadas pela Covid-19. O resultado geral está disponível no site qualicult.qualicorp.com.br.

Aguarde