26 de novembro de 2021

4º Festival Literário de Itajaí promove ações formativas presenciais na segunda-feira (29)

Inscrições devem ser realizadas por meio de formulário on-line

4º Festival Literário de Itajaí promove ações formativas presenciais na segunda-feira (29)

Na segunda-feira (29), o 4º Festival Literário de Itajaí realiza duas ações formativas gratuitas voltadas para educadores da Rede Municipal de Ensino e abertas ao público em geral. A proposta foca na escola e nos professores como mediadores da leitura e também na formação de leitores. As duas formações acontecem na Secretaria de Educação de Itajaí. A inscrição é gratuita e pode ser realizada por meio de formulário online (disponível aqui).

A primeira formação é chamada “Escuta e partilha na mediação”, às 13h30, com a escritora, atriz e professora Caroline Carvalho. Em seguida, às 15h30, ocorre a segunda ação com o autor André Soltau, que abordará o tema “Dos dias que não fui mediador”. A carga horária de cada formação é de duas horas e apenas os professores da Rede Municipal de Ensino receberão certificação.

“Escuta e partilha na mediação” - Caroline Carvalho

A mediação ocupa um lugar importante na escola. O objetivo desta formação é discutir a mediação literária como uma educação mais sensível, pautada na escuta e partilha entre professores e alunos para a formação de um leitor literário.

“Dos dias que não fui mediador” - André Soltau

O objetivo é refletir sobre o papel do professor como mediador da leitura, dos muitos caminhos que podem levar os alunos aos livros e utilizar o questionamento através da pergunta: “O que não fazer em uma mediação de leitura?”. Para provocar o riso, a incomodação e a reflexão na trajetória dos educadores.

Aguarde