29 de novembro de 2021

Nota de Pesar: Walter Smykalla

Nota de Pesar: Walter Smykalla

O Município de Itajaí manifesta profundo pesar com o falecimento do artista visual Walter Erhardt Smykalla. Ele faleceu de causas naturais no residencial “Casa São Francisco de Idosos de Taubaté”, em Taubaté (SP), no dia 19 de novembro, aos 81 anos de idade.

O artista, nascido em Santo André (SP), em 16 de novembro de 1940, viveu em Itajaí e Balneário Camboriú entre as décadas de 1990 e 2000. Teve intensa produção artística na região, deixando um extenso acervo no Museu Histórico de Itajaí, amigos e admiradores.

Smykalla fez das artes sua vida e de sua vida uma história permeada por liberdade, natureza e arte. “Faço parte do universo e, portanto, todo trabalho que executo não é algo isolado, mas sim, faz parte de tudo e de todos”, disse ele. O artista ficou conhecido em Itajaí pelos anos em que morou no município e, especialmente, pela numerosa produção de paisagens sobre a cidade e pinturas de murais nas ruas, como na Praça da Pipa, localizada na Rua Uruguai.

Atualmente, o Museu Histórico de Itajaí apresenta a exposição temporária ‘Walter Smykalla - arte e paisagem’, aberta em julho deste ano, com desmontagem prevista para fevereiro de 2022.

O Município de Itajaí, solidário à família e amigos, agradece e reconhece a dedicação e trajetória de Walter Smykalla. 

Aguarde