19 de agosto de 2014

Oficinas de Harmonia, Violão Brasileiro e Prática em Conjunto estão esgotadas

Inscrições seguem abertas em outras 30 oficinas do 17º Festival de Música de Itajaí

Oficinas de Harmonia, Violão Brasileiro e Prática em Conjunto estão esgotadas

Três oficinas do 17º Festival de Música já estão esgotadas. São elas: Harmonia e Violão Brasileiro, que será ministrada pelo violonista, compositor e arranjador, Marco Pereira, e Prática em Conjunto que será ministrada pelo baterista, instrumentista, compositor e arranjador, Pascoal Meirelles.

Porém, ainda há vagas em outras 30 oficinas. Dentre elas, a de “Novas Trilhas Sonoras” com Lívio Tragtenberg, que ocorre de 09 a 12 de setembro, das 16h às 18h, na Casa da Cultura Dide Brandão e a oficina “Aventuras Sonoras: Vivências em Sala de Aula”, com Roberto Schkolnick, que ocorre de 08 a 12 de setembro, das 16h às 18h, no Conservatório de Música. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Cultural de Itajaí (fundacaocultural.itajai.sc.gov.br) e custam R$ 40,00. Estudantes pagam R$ 20,00.

Aventuras Sonoras: Vivências Musicais em Sala de Aula

Na oficina “Aventuras Sonoras: Vivências Musicais em Sala de Aula” será abordado o dia a dia das aulas de música em escolas, visando construir juntamente com os educadores, estratégias para elaboração de atividades e projetos pertinentes ao espaço escolar e à faixa etária dos alunos da Educação Infantil e Fundamental. A oficina tem caráter vivencial, buscando apresentar novas dinâmicas e interações musicais através da prática, pesquisa sonora e reflexões sobre a linguagem musical trabalhada no espaço escolar.

A oficina tem como objetivo instrumentalizar, capacitar e apresentar aos participantes algumas estratégias e possibilidades de trabalho pedagógico musical, através de atividades e jogos lúdicos realizados com grupos na sala de aula. Dentre os conteúdos que serão trabalhados estão: jogos e brincadeiras cantadas da cultura popular brasileira e de diferentes culturas; atividades e dinâmicas musicais; sonorização de histórias, audioficção e paisagem sonora; projetos didáticos musicais e interdisciplinares; repertório: seleção e adequação; pré-notação musical e registro gráfico. O público-alvo são estudantes de música e pedagogia, educadores, professores de música, coordenadores, diretores e professores de escolas curriculares de Educação Infantil ao Fundamental II.

A oficina “Aventuras Sonoras: Vivências Musicais em Sala de Aula” será ministrada por Roberto Schkolnick. Professor, coordenador e assessor de música em diversas escolas da rede pública e privada de ensino. Desenvolve também trabalho de formação continuada. É coordenador do curso de extensão universitária no Singularidades “Música em sala de aula”. Em 2010 e 2011 foi contemplado como finalista no Prêmio Arte na Escola e vencedor do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, promovido pela Revista Nova Escola com o projeto “Songbook de Adoniran Barbosa – 100 Anos” desenvolvido na Escola Jacarandá. É integrante do FLADEM – Fórum Latino americano de Educação Musical com oficinas e trabalhos apresentados na Argentina, Equador e Guatemala. Exerce um trabalho como instrumentista na Banda Zamarim (desde 1994) e Banda Glória (de 1999 a 2011).

Novas Trilhas Sonoras

A oficina “Novas Trilhas Sonoras” irá abordar os elementos de concepção, formatação, produção e realização de uma trilha sonora, seja ela para teatro, cinema, dança, vídeo e multimídia. Através de trabalho prático será criada a trilha sonora para uma sequência do filme mudo "São Paulo, A Symphonia da Metropole" (1929) onde os participantes irão criar e tocar instrumentos e objetos sonoros, mesclando música e sonoplastia. O público alvo são interessados em cinema, documentaristas, músicos, compositores vídeo criadores em geral. São convidados a trazer instrumentos e/ou objetos que produzam som.

O enfoque principal é trabalhar novas estratégias de produção e criação, buscando sair dos formatos já existentes, e que muitas das vezes inviabilizam as realizações. Através de exemplos sonoros e visuais, textos e da realização de trilhas em aula, o curso oferecerá uma metodologia para que o compositor, o diretor, ator, enfim, possa organizar a sua narrativa sonora. A metodologia aplicada será a análise de exemplos e criação em aula de situações sonoras com o uso do computador. Estudo de trechos de filmes, vídeos e espetáculos de dança. Os estudantes irão criar pequenas trilhas a partir de imagens e textos.

A oficina “Novas Trilhas Sonoras” será ministrada por Livio Tragtenberg. Compositor, escritor, produtor musical e diretor de espetáculos multimídia. Compõe para cinema, vídeo, teatro, dança e cria instalações sonoras. Recebeu bolsas de composição de VITAE e Guggenheim Foundation. Criou a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo, a Nervous City Orchestra em Miami, USA, Berlinstrassemusiker Orchester em Berlim, e a Orquestra Mediterrânea. Tem vários Cds editados, entre eles, OTHELLO. Tem vários livros editados, entre eles, O Oficio do Compositor Hoje, CONTRAPONTO e Música de Cena.

Informações Adicionais:

Conservatório de Música de Itajaí