07 de Julho 2021

Casa Burghardt

A Casa Bughardt foi construída no ano de 1902, em estilo eclético de influência germânica, com o projeto do alemão Reinhold Roenick, a pedido do proprietário Harry Hundt, imigrante alemão e negociante. Situada na rua Lauro Müller, nº 53, no Centro, atualmente, a edificação não está sendo utilizada devido à necessidade de restauro.

Em 2020 e 2021, parte do piso térreo foi usado como sede da Câmara Setorial de Artes Visuais, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais, para fomento de um Atelier Coletivo. Além disso, a casa sedia a Galeria de Artes Dinyz Domingos, que recebeu exposições mensais contempladas no edital de ocupação das galerias até o ano de 2021.

Informações históricas:

No início do século XX, August Heinrich Ernest Henry Hundt e Matilde Hundt mudaram-se para a casa, que passou a abrigar a “Casa de Louças de Harry Hundt”. Um ano após, em 1903, Henry Hundt faleceu em Hamburgo, Alemanha. Durante esse período, Matilde prosseguiu dirigindo os negócios, sendo conhecida como “Dona Cachorrinha”, devido ao seu sobrenome, na época traduzido para o português como cachorro.

Na década de 1910, Matilde casou-se com Nikolau Burghardt e adotou o seu sobrenome. Após o falecimento de Matilde, na década de 1950, a casa passou a abrigar o Seares Bar, que seguiu até a década de 1970, quando foi adquirida pela empresa Votorantim. Em 1996, a empresa doou o imóvel ao município de Itajaí. Posteriormente, em novembro de 2001, a edificação foi tombada como patrimônio histórico de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura.